Na apresentação à Comunicação Social de mais uma edição da Feira de São Mateus, o Presidente da Autarquia de Viseu, Fernando Ruas, anunciou como grande novidade o prolongamento das festividades, com a realização de uma Feira Franca que se prolongará desde o dia 8 de setembro até ao dia 21 do mesmo mês.
O edil assegura que essa semana terá «um programa aliciante, com a entrada na Feira a ser franca e da qual poderá ser feita uma analogia com aquilo que se fazia na Semana do Feirante».
Este formato garante atividades até ao Dia de São Mateus, feriado municipal. «Vamos aproveitar essa semana para evidenciar grupos locais, como por exemplo, assistir à atuação do vencedor das Marchas Populares, ou da Dança da Morgadinha das Cavalhadas de Teivas, bem como, realizar a Festa das Freguesias», adianta Fernando Ruas.
Por outro lado, um dos destaques da Feira de São Mateus, que se realiza desde o dia 1 de agosto até 8 de setembro, serão as alterações que vão promover no recinto, principalmente, na zona de espetáculos.
Pedro Alves, Presidente da Direção da Viseu Marca, empresa responsável pela organização do certame, explica que o palco irá recuar alguns metros e com isso ganha-se espaço para que mais cinco mil pessoas possam assistir aos concertos.
«Além dessa alteração que nos vai permitir ganhar mais espaço, vamos ter mais portas de segurança e casas de banho junto ao palco, bem como a instalação de duas torres de som, junto dos espaços das farturas, para permitir que as pessoas que estão mais longe possam ouvir os concertos», explica Pedro Alves.
O Presidente da Viseu Marca adiantou que nos dias de concertos haverá uma lotação de 25 mil pessoas, com o objetivo de garantir os níveis de «segurança e conforto» para o público presente.
Estima-se que um dos dias em que haverá maior procura será o dia 3 de agosto, com a realização do “Mateus Fest”. De recordar que, esta será a primeira edição deste festival urbano, que procura atrair artistas que dificilmente vêm ao interior do país, como é o caso dos ‘The Script’. Além da banda de rock Irlandesa marcarão presença Gavin James, Fernando Daniel e Hybrid Theory. Os bilhetes de pré-venda já estão disponíveis a 35€.
No ano em que Viseu é ‘Cidade Europeia do Desporto’, a Viseu Marca mantém a aposta «que tem vindo a fazer nos últimos três anos» ao incluir o desporto na programação da Feira. A novidade deste ano será a realização de um passeio cycling que procurará obter «o mesmo êxito» que outras iniciativas promovidas nas últimas edições, como os «torneios de gaming, de padel, e a maratona de cycling».
Também a Meia Maratona, que a partir deste ano se passa a chamar “Carlos Lopes”, continuará a ser noturna, conforme aconteceu em 2023.
A 632ª edição da Guardiã das Feiras Populares dará destaque à comemoração dos 50 anos de liberdade, com a presença das «vozes de abril» e haverá um reforço das medidas que constam no plano de sustentabilidade do evento, para fortalecer a certificação da feira como “Evento Sustentável”.
Para este sábado estava prevista a apresentação pública do evento mas, devido à previsão de condições meteorológicas adversas, a organização viu-se forçada a adiar para data a definir. Nesse momento serão dados a conhecer os três artistas que vão completar a lista que já é conhecida até agora: Nuno Ribeiro, Dama, Rui Veloso, Raya, Miss Cindy, Diogo Piçarra, Concertos FNAC, Xutos & Pontapés, David Carreira, Paulo Gonzo, Augusto Canário, Brazillian Day, Ivandro, Sara Correia, Vozes de Abril e Maninho.