ENTREVISTA: Águas do Vouga criam ex-líbris em Sátão

01/08/2020 16:00

A premiada Praia do Trabulo, no concelho de Sátão, é um dos empreendimentos fluviais mais recentes e atrativos do distrito. Zélia Silva, Vereadora da Câmara Municipal, dá a conhecer um pouco mais o espaço.

A Praia Fluvial do Trabulo é um dos cartões de visita do Município de Sátão. O que podem as pessoas lá encontrar?

A Praia Fluvial do Trabulo foi inaugurada a 2 de julho de 2017 e desde a sua abertura tem sido um enorme sucesso.  Em 2018 recebeu o primeiro prémio Praia Fluvial Revelação, galardão atribuído anualmente pelo Guia das Praias Fluviais às novas praias fluviais que mais se destacam pela qualidade das infraestruturas e serviços disponibilizados. É um local de lazer e bem-estar único que, devido às suas características naturais, proporciona recantos de enorme beleza e um ambiente único, onde a natureza em estado puro, convida a quem nos visita a desfrutar intensamente deste lugar. É uma mais-valia para o concelho de Sátão, prestando um serviço de qualidade e segurança, disponibilizando uma zona relvada, área de banhos, balneários interiores e exteriores, bar, parque de merendas, chapinheiro para os mais novos e um parque infantil. Devido ao atual estado pandémico os balneários e o parque infantil encontram-se encerrados.

Qual é a capacidade?

Atualmente, devido à situação pandémica a praia tem capacidade para 680 pessoas.

E a praia, é vigiada?

Sim, o local conta com a presença diária de um nadador salvador, das 12h às 19h, até 6 de setembro.

Quem são as pessoas que a tendem a frequentar?

A Praia Fluvial do Trabulo é frequentada por todas as faixas etárias. O grande espaço relvado, o bar, balneários, mesas para piqueniques, campo para voleibol, chapinheiro e parque infantil são equipamentos que atraem públicos diferentes, por isso, a nossa praia acaba por receber muita gente, de diversos pontos da região, do país, e até estrangeiro.

Como tem sido este ano com as adaptações exigidas por parte da DGS?

A nossa praia continua a ter muita procura. A Câmara Municipal de Sátão teve o cuidado de adoptar todos os procedimentos de segurança exigidos pela DGS. Foram colocados dispensadores de desinfetante nos locais de entrada, saída, balneários e junto ao espaço relvado. Foi criado um circuito de entrada e saída de modo a que as pessoas não se cruzem e painéis informativos. Colocamos, também, as bandeiras que indicam a ocupação da praia, podendo consultar a aplicação infopraia disponibilizada pela APA. As pessoas podem se sentir seguras ao visitar este espaço tão aprazível.

Que outros pontos turísticos estão disponíveis nas redondezas para quem vos visita?

O Concelho de Sátão é muito rico em património religioso e paisagístico. Quem vem passar um dia à Praia Fluvial do Trabulo pode aproveitar e visitar o Santuário do Nosso Senhor dos Caminhos, que dista 300m da praia, onde pode desfrutar da fabulosa sombra existente nesse local. Poderão, também, visitar a Capela da Nossa Senhora da Esperança, Convento de Santo Cristo da Fraga e o Convento da Santa Eufémia. Para os mais corajosos, propomos a realização do percurso Pedestre Rota do Míscaro: são 18km de pura natureza! Se ficaram maravilhados pelas magníficas vistas deste trajeto, deixamos o desafio de pernoitar por cá e fazer os outros dois percursos: Percurso do Barrocal e Percurso do Barroco. Aconselhamos, também, a visitar a Quinta da Taboadella onde poderão realizar uma visita guiada à melhor adega do país e, atrevo-me a dizer, uma das melhores do mundo! Venha visitar Sátão e conheça a “Arte de bem receber!”

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *