Académico de Viseu faz o pleno nos campeonatos distritais do futebol de formação

29/05/2024 14:33

A época 2023/24 do futebol de formação no distrito de Viseu fica marcada pela supremacia dos jovens do Académico de Viseu Futebol Clube. O clube Viseense conquistou o título em todos os escalões onde existe um cariz competitivo: Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Três desses títulos foram conquistados no último fim de semana, aos quais se juntam os dos escalões de Sub-13 e Sub-14, que tinham sido carimbados nas últimas semanas.

Esta é a primeira vez na história que o clube garante um número tão grande de títulos regionais numa só temporada. Este sábado, foi em Moimenta da Beira que os infantis (Sub-12) do Académico carimbaram o título regional, ao golearem o CD Leomil por 8-0. Com 33 pontos na fase de apuramento de campeão, os mesmos que o segundo classificado, os jovens Viriatos beneficiaram da vantagem na diferença de golos (58 marcados e 11 sofridos) face ao CF “Os Repesenses”. 

No mesmo dia, mas a cerca de 40 quilómetros, foi em Lamego que os juniores B (Sub-18) se sagraram campeões em casa do Sporting Clube de Lamego. A necessitar de apenas um ponto, os academistas convenceram mais uma vez, vencendo por 3-0, fechando uma série de 11 vitórias e dois empates nos quais marcaram 54 golos e sofreram apenas seis. A par da conquista regional, foi dia de também festejar a subida à 2ª Divisão Nacional de Juniores, marcando mais um feito histórico no clube: ter a equipa A e B do escalão de juniores nas duas principais divisões nacionais. 

Já no domingo, foi a vez dos juvenis (Sub-16) do emblema beirão também festejarem a conquista do campeonato distrital. A duas jornadas do final do calendário, os jovens Viriatos empataram a duas bolas com o Sport Viseu e Benfica, resultado que chegou para também carimbar a subida à 2ª Divisão Nacional de Sub-17. Num percurso por terminar, os juvenis do Académico registam um brilhante registo de 11 vitórias e um empate em 12 jogos, nos quais marcaram 51 golos e sofreram apenas seis. 

Aos três títulos conquistados neste fim de semana, juntam-se outros dois já arrecadados no presente mês de maio. Os primeiros a festejaram foram os viseenses do escalão de iniciados (Sub-14), que fecharam com chave de ouro o título distrital e a subida à 2ª Divisão Nacional de Sub-15: goleada em casa do GD Oliveira de Frades por 7-0. Esta foi a 13ª vitória em 14 jogos, onde se registam 59 golos marcados e 13 sofridos. 

Por fim, também os Sub-13 tinham festejado em casa a conquista do campeonato regional do seu escalão, ao baterem o Dínamo CE por 3-1. Também este escalão somou 13 vitórias e um empate em 14 jogos, com 55 golos marcados e apenas oito sofridos. 

Esta é já uma temporada ímpar na história do Académico de Viseu, a primeira em que o emblema Viseense somou tantos títulos regionais de uma só vez. Aos já alcançados, os escalões de formação do Académico de Viseu poderão ainda somar as taças distritais pelas quais lutarão nas próximas semanas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *