O projeto da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na boa”, já chegou ao distrito de Viseu. Cinco escolas vão receber a sessão formativa da Sociedade Ponto Verde (SPV), que consiste numa iniciativa que educa e sensibiliza as crianças e os jovens para a reciclagem de embalagens e para as boas práticas ambientais.
Esta terça-feira, 22 de outubro, a paragem é na Escola Básica Grão Vasco; na Escola Básica João de Barros; e no Colégio da Imaculada Conceição. Amanhã, é a vez da Escola Básica de Caramulo; e da Escola Básica de Campo de Besteiros.
Durante 45 minutos os alunos do 2.º e 3.º ciclos vão ter a oportunidade de ficar a saber mais sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, e esclarecer dúvidas que ainda possam ter sobre este processo de reciclagem, levando, posteriormente, todas as aprendizagens para junto de familiares e amigos.
Este ano letivo, a Academia Ponto Verde da SPV vai ter a maior edição de sempre, chegando ao norte e ao sul do país e, pela primeira vez, aos Açores e à Madeira. O objetivo é alcançar 300 escolas e abranger cerca de 13.500 alunos, continuando, também, a capacitar os professores através de ferramentas de ensino e da disponibilização de materiais didáticos.
Através do roadshow “Reciclar é na boa”, a SPV sensibiliza e consciencializa os alunos para a importância de reciclarem, sempre, as suas embalagens, onde quer que estejam, sendo esta uma boa prática para ajudar o país a alcançar as metas ambientais com as quais está comprometido: em 2025, Portugal deve estar a reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado.
A Academia Ponto Verde da SPV nasceu em 2019 e é hoje um dos principais programas destinados à comunidade escolar que promove a reciclagem de embalagens e a Educação Ambiental em Portugal.
Mais informações em: www.academiapontoverde.pt, www.pontoverde.pt, https://www.instagram.com/pontoverde.pt/ e https://www.facebook.com/SociedadePontoVerde