Esta quarta-feira, 10 de janeiro, a Académico de Viseu FC, Futebol SAD, a Câmara Municipal de Santa Comba Dão e o Grupo Desportivo Santacombadense / Associação de Formação Desportiva O Pinguinzinho celebraram um protocolo que visa estreitar os laços entre as três instituições.
O acordo formal viabiliza a futura troca de experiências, ideias e condições entre os três organismos envolvidos, melhorando os canais de comunicação entre os mesmos. O documento contempla ainda as Regras e Normas de Utilização do Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes, assegurando para o que falta da época 2023/2024, e para a totalidade da época 2024/2025, aquela infraestrutura desportiva como a sede oficial da equipa Sub-23 do Académico de Viseu.
O presidente da SAD Academista, Mariano Maroto Lopez, afirma que sempre houve vontade de assinar este protocolo, visto que considera que, para a equipa,«Santa Comba Dão é como uma segunda casa, onde fomos sempre muito bem recebidos. É muito importante para o Académico ver a sua equipa Sub-23 a jogar aqui, com partidas televisionadas. Queremos também continuar, tal como já fizemos no ano passado, a estar presentes nos momentos importantes para a cidade de Santa Comba Dão. É dessa forma que queremos mostrar toda a gratidão que sentimos, por fazermos parte não só de Viseu, como também desta imensa região, que às vezes nos esquecemos do quão grande é. Esperamos poder continuar esta parceria de sucesso no futuro».
Também Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, diz esperar «que o Académico continue, em grande força, a representar bem a nossa região. Queremos agradecer o contributo que deram, na requalificação do Estádio Dr. Orlando Mendes. Para nós, é uma honra ver jogos de futebol a este nível em Santa Comba Dão. Estamos muito gratos por se terem lembrado de nós, dentro de tantos outros municípios, para realizarem os jogos em casa da equipa Sub-23. Na sequência disso, agradecemos também o contributo quanto aos equipamentos, que permitiram melhorar os espaços desportivos do Concelho. Sempre que necessitem da nossa colaboração, contem connosco».
Já Luís Pedro Fernandes, Presidente do Grupo Desportivo Santacombadense / Associação de Formação Desportiva O Pinguinzinho, explica que é sempre positivo «estabelecer acordos de cooperação com clubes de maior dimensão e, em particular, com aqueles que têm projetos devidamente estruturados», uma vez que considera que podem contribuir para a potencialização e formação de atletas e técnicos.