Vem aí mais uma edição do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais, promovida pelo Município de Vouzela, entre os dias 29 e 31 de maio.
Ao longo de três dias, haverá gastronomia, com destaque para a Vitela, música, animação e tradições locais. O objetivo do Município é proporcionar aos visitantes experiências que os levem a saber mais sobre os sabores da região e sobre a valorização do património rural e cultural.
A abertura oficial acontece na sexta-feira, dia 29, às 19h30, com uma arruada pela Sociedade Musical C. R. de Paços de Vilharigues, seguindo-se os concertos de Violin La Mouche e Sons do Minho, terminando a noite com a atuação do DJ Luiz T.
No sábado, dia 30, o programa arranca com um “Passeio ao Mundo Rural”, iniciativa que inclui viagem em comboio turístico e visita a uma exploração dedicada à criação da Vitela de Lafões. Durante o dia haverá animação de rua, jogos, workshop com grupos de bombos do concelho e o showcooking “Saberes e Sabores da Maria”.
A programação cultural integra ainda a apresentação do “Pastel de Vouzela em Livro”, na Igreja Matriz, seguindo-se dos artistas musicais Tiago Soares, Luís Martelo com o espetáculo “Sinatra in Brass” acompanhado pela Filarmónica Verdi Cambrense, Mico da Câmara Pereira e um DJ dedicado aos êxitos dos anos 80.
No domingo, dia 31, uma novidade no programa, a realização do Festival de Folclore de Lafões, que contará com a participação do Rancho Folclórico de S. João da Serra, do Rancho Folclórico de Figueiredo de Alva, do Rancho Folclórico Etnográfico “As Capuchinhas de S. Silvestre” e do Rancho Folclórico de Vilar.
Com esta iniciativa, o Município de Vouzela «reforça a aposta na promoção dos produtos endógenos, da atividade pecuária, da cultura local e do turismo, contribuindo para a dinamização económica e para a valorização da identidade gastronómica da região».















