A convite da Câmara Municipal de Vouzela, José Milhazes, jornalista, historiador e tradutor, vai estar no cineteatro João Ribeiro, no dia 9 de março, pelas 21h. A iniciativa tem entrada livre.
Presença assídua nos espaços informativos da SIC por causa da guerra na Ucrânia, José Milhazes partilha com Nuno Rogeiro a rubrica “Guerra Fria” no Jornal da Noite da mesma estação.
“À conversa com” é o nome da atividade que, como o próprio nome indica, antevê uma conversa informal entre o conceituado jornalista e o público de Vouzela, explorando várias dimensões da atualidade nacional e internacional.
José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989, começou a fazer trabalho jornalístico na TSF edepois noutros media portugueses. Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015, consolidando a posição de comentador de referência no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, entre a qual se destaca As Minhas Aventuras no País dos Sovietes (2017), Os Blumthal (2019) e A Mais Breve História da Rússia (2022). Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.