Seis anos após a publicação da primeira edição, Vítor Santos regressa com uma nova versão, atualizada e ampliada. Esta obra, com cerca de 200 páginas, promove «os valores éticos no desporto e expõe algumas das más práticas em contexto desportivo».
O acompanhamento parental é o tema central do livro, que inclui vários códigos QR para pequenos vídeos que ilustram diversas situações. Contém, ainda, um caderno pedagógico e várias histórias do desporto.
O autor é embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto e partilha a sua experiência e vivências, enriquecidas ao longo destes seis anos através de formações no Luxemburgo, na Ilha da Madeira e em vários clubes e escolas no continente.
«Desta vez, optei por não convidar ninguém para colaborar e escrever o prefácio, pois este é um livro muito focado no trabalho que fui fazendo. Também, não houve oportunidade de concretizar outro projeto, que envolveria sempre um investimento, e não fui bater à porta de ninguém», confidencia o autor. Por essa razão, mantém-se nesta edição as contribuições de José Lima, João Luís Esteves, Duarte Gomes, Júlio Garganta e Rui Tovar.
Os desenhos são da autoria de Paulo Medeiros e Miguel Rebelo, e a revisão foi realizada por Alda Batista, a quem o autor agradece «de forma especial, confirmando que, sem esta colaboração, esta nova edição não teria sido possível».