Assinala-se, este ano, dois séculos de história de uma das maiores e mais antigas empresas portuguesas.
No próximo sábado, 6 de julho, em Ílhavo, a Vista Alegre comemora o dia de aniversário, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, dos ministros da Presidência, Adjunto e da Coesão Territorial e Economia e dos secretários de Estado do Turismo, do Trabalho e das Florestas.
A solenidade tem início no Largo da Fábrica, pelas 17h30, com a inauguração, pelo primeiro ministro, do Monumento Comemorativo dos 200 anos, que perpetuará os 200 anos de história da empresa fundada em 1824, por José Ferreira Pinto Basto e que, desde 2009, integra o universo do Grupo Visabeira. Segue-se um jantar comemorativo na Fábrica da Vista Alegre, com os trabalhadores da empresa e em que estão previstas intervenções de Luís Montenegro e dos autarcas locais e de representantes da Vista Alegre.
O dia termina com a atuação da fadista Carminho, num concerto com entrada livre incluído no programa da Festa anual da Vista Alegre, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da Fábrica.