Viseu volta a receber a distinção de cidade com mais qualidade de vida

29/03/2021 16:33

Segundo um estudo desenvolvido pela DECO, Viseu volta a ser considerada a cidade com mais qualidade de vida.

O inquérito realizado aos habitantes das 12 capitais de distrito mais populosas do país,  resulta em 3.487 respostas válidas que “espelham as opiniões e as experiências dos inquiridos”. Viseu, Leiria e Braga são, de um modo geral, as cidades onde se encontram os habitantes mais satisfeitos com o local que residem.

De entre os dez critérios avaliados, ‘o custo de vida’, a ‘segurança e criminalidade’ e a ‘limpeza e gestão de resíduos’ representam o maior impacto na qualidade de vida das cidades, estando Viseu acima da média nestes parâmetros.

Os viseenses colocam a sua cidade em primeiro lugar nas vertentes ‘meio ambiente e poluição’, ‘limpeza e gestão de resíduos’ e ‘mobilidade’. Destacando-a também na segurança e criminalidade, com uma avaliação de 7.8 valores de satisfação, igual à de Viana do Castelo.

Na ‘cultura, desporto e lazer’, Viseu conquista o mesmo lugar que o Porto, ficando apenas atrás de Lisboa e Braga. Já no que diz respeito ao custo de vida, Viseu posiciona-se em segundo lugar no grau de satisfação.

“Esperamos que este estudo ajude os municípios a descobrirem o que têm de melhorar para conseguirem cidadãos mais satisfeitos”, explica a associação de defesa do consumidor.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *