No próximo fim de semana, Viseu vai-se transformar na capital mundial do queijo, com o arranque oficial da 36.ª edição dos World Cheese Awards, pela primeira vez em Portugal.
De 15 a 17 de novembro, haverá milhares de queijos, vinhos e produtos regionais para provar, no Pavilhão Multiusos, com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público e de acesso gratuito.
A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã, no ano passado, com um número recorde de 4.520 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas. Espera-se que a edição de 2024 seja ainda mais competitiva e diversificada, com inscrições de mais de 40 países e uma atenção especial para queijos produzidos com práticas sustentáveis e inovações no processo de maturação e ingredientes.
Viseu será, pois, palco de uma edição histórica ao receber a maior delegação portuguesa de sempre, com 182 queijos na corrida aos “Óscares do Queijo” e cerca de 100 stands de produtores nacionais.
Do Centro de Portugal, aguardam-se inscrições que promovam saborosos e icónicos queijos como são o Queijo da Serra da Estrela, Queijo do Rabaçal e Queijos da Beira Baixa.