Viseu: Trabalhadoras do setor social promovem concentração de protesto

26/12/2022 18:11

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro vai realizar, na próxima quarta-feira, dia 28, às 11h, uma concentração de trabalhadoras.

O ponto de encontro será na entrada de acesso ao Centro de Acolhimento Temporário (CAT), em frente às urgências do Hospital São Teotónio.

O motivo da concentração está relacionado com 17 postos de trabalho que poderão estar em causa devido ao encerramento do Centro de Acolhimento Temporário (CAT). 

«Como é do conhecimento público, a Santa Casa da Misericórdia de Viseu decidiu pelo encerramento do CAT – Centro de Acolhimento Temporário e, segundo as notícias, este vai efetivar-se até ao final do ano de 2022, estando previsto que as crianças serão recolocadas em outras instituições até ao final da corrente semana. Nesta instituição prestam serviço 17 trabalhadoras com futuro ainda incerto, tendo em conta que não lhes foi apresentada qualquer solução, senão a comunicação verbal de que poderão vir a ser despedidas», refere comunicado do sindicato.

Na nota enviada, pode ainda ler-se: «A Santa Casa da Misericórdia de Viseu tem em funcionamento um conjunto de valências que vão desde o apoio de crianças pelos jardins-de-infância até aos idosos através do apoio domiciliário e dos lares. Nesta medida, entende este sindicato e as trabalhadoras visadas que a Santa Casa da Misericórdia tem condições de manter os postos de trabalho destas trabalhadoras, propondo-lhes a sua recolocação em outras valências, situação que até ao momento não aconteceu.”

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro diz, ainda, que «questionou a Santa Casa da Misericórdia de Viseu sobre esta situação, no início do mês de novembro, mas até ao momento não obteve qualquer resposta».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *