A apresentação do Programa de Ações Cultura e Turismo 2024/2025 do Município de Viseu aconteceu no antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, na passada quarta-feira, 30 de outubro. São cerca de 50 iniciativas que viseenses, visitantes e turistas poderão usufruir de novembro de 2024 a setembro de 2025.
Uma das novidades foi o lançamento do “Aqui há”, um projeto mensal que vai passar a explorar diferentes artes e espaços da cidade. A iniciativa “Aqui há história”, que, no primeiro sábado de cada mês, tem levado locais e forasteiros a descobrir espaços e edifícios emblemáticos da Cidade-Jardim, é agora estendida a outras áreas como o cinema, o teatro, a performance criativa, a literatura.
Assim, a par do “Aqui há história”, que reserva o primeiro sábado do mês, surge agora o “Aqui há cinema”, no segundo sábado, uma ação vocacionada para crianças e famílias, com filmes de animação contemporâneos, à tarde, na Casa do Miradouro; o “Aqui há caminhos”, no terceiro sábado, numa parceria com a Memória Comum – Associação, que consiste na dinamização de um percurso que apela à caminhada e ao debate/pensamento; e o “Aqui há contos”, no último sábado de cada mês, que, através da leitura, narração oral e dramatização de contos e histórias, visa resgatar memórias culturais e afetivas.
O “Aqui há” estreia já neste mês de novembro. No dia 2, o antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, será o edifício histórico de eleição para as visitas guiadas do “Aqui há história”, entre as 10 e as 12 horas e as 14 e as 17 horas. Já no dia 9, a Casa do Miradouro acolherá a primeira exibição do “Aqui há cinema”, com o filme infantil “Coco”. A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu receberá, a 23 de novembro, o primeiro “Aqui há caminhos”, propondo um percurso que convida a refletir sobre o Espaço Público, a Lei e a Prática, a “Caixa” e o conteúdo. A “Casa dos Livros” (Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva) acolherá a primeira ação, na tarde do dia 23, pelas 15 horas.