As obras de requalificação da Escola da Ribeira, inauguradas na passada sexta-feira, 20 de setembro, foram a última das fases do projeto de melhoramento das condições desta instituição de ensino, num investimento total de dois milhões de euros por parte do município de Viseu.
O projeto intervencionou o edifício ao nível da cobertura, das fachadas e do exterior, e criou ainda um espaço de refeitório e uma biblioteca. Segundo a autarquia, o conjunto das reabilitações, além de serem uma correção da degradação física do espaço, foram também uma oportunidade para melhorar as condições escolares oferecidas, a eficiência energética e o conforto térmico da escola.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, o término deste projeto «é um objetivo há muito esperado. É a certeza de que estes alunos têm um espaço que possui as caraterísticas essenciais para a sua boa formação, enquanto futuros intervenientes na sociedade».
Com o ano letivo já a decorrer, a empreitada permite «que as crianças consigam usufruir de um lugar seguro e adequado à aprendizagem. É essencial para o Município de Viseu que todos os alunos tenham acesso às melhores condições escolares possíveis, e que os estabelecimentos de ensino sejam espaços adaptados às suas necessidades e capazes de promoverem um desenvolvimento saudável», refere, ainda, a nota.