Viseu celebra a Páscoa com iniciativas culturais para toda a família

31/03/2021 13:07

Para assinalar a Páscoa, o município de Viseu promove várias iniciativas culturais para toda a família, na sua maioria em formato digital.

O conjunto de projetos, a decorrer até dia 11 de abril, arranca hoje, dia 31 de março, com a nova exposição na Galeria da Rua do Rossio, intitulada ‘Parques Naturais de Viseu’, da autoria do fotógrafo de natureza, João Cosme. Esta dá-nos a conhecer a fauna e flora dos parques e jardins viseenses.

Os museus do município juntam-se a esta iniciativa através do lançamento de desafios criativos. O Museu Almeida Moreira com as oficinas ‘Coelhinho Recheado’ e ‘Criação e aplicação de Stencil’, onde as famílias podem levantar um kit no local para a elaboração das atividades em casa.

Já o Museu do Linho de Várzea de Calde desafia os viseenses a confecionarem os ‘Bolinhos da Tia Laura’ e a plantar nas suas casas, uma ‘Sementeira do Linho’.

A Casa da Ribeira vai realizar uma conversa sobre a doçaria tradicional da Páscoa, protagonizada pelo historiador Alberto Correia, via redes sociais dos Museus de Viseu.

O Pólo Arqueológico de Viseu promove um conjunto de jogos de memória e puzzles online, intitulados os ‘Jogos do PAV’, onde desafia a criatividade das famílias, ao mesmo tempo que lhes dá a conhecer objetos e sítios arqueológicos do concelho. As instruções podem ser consultadas em www.poloarqueviseu.pt.

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu e o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Professor Galopim de Carvalho entram também nas celebrações, com a disponibilização de conteúdos didáticos, nas redes sociais dos Museus de Viseu.

Ainda no âmbito destas iniciativas culturais, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva assinala o Dia Internacional do Livro Infantil através da oferta de um livro às crianças que requisitem uma obra, nos dias 2 e 3 de abril.

No âmbito do projeto Viseu Cultura realiza-se o 14º Festival Internacional da Primavera, que arranca esta quinta-feira, dia 1 de abril, com a exibição de vários concertos através da sua página de Facebook e o Grupo OFF/Teatro AFTA apresenta leituras encenadas, também elas online e o Teatro da Cidade Associação Cultural, ao abrigo do projeto Creta, transmite duas peças nas suas redes sociais.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *