Viseu: Academia e empresas mais próximas na edição deste ano do OpenDayDEE na ESTGV 

08/04/2025 09:35

Fortalecer a ligação entre ensino superior e setor empresarial e proporcionar oportunidades aos estudantes foram os propósitos da edição de 2025 do Electrical Engineering OpenDayDEE, que decorreu na passada quinta-feira, 3 de abril, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV).

Promovido pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) do Instituto Politécnico de Viseu, o evento reuniu estudantes, profissionais e mais de 40 empresas nacionais e estrangeiras do setor eletrotécnico. Através de stands tecnológicos, demonstrações práticas, apresentações de projetos e momentos de networking, o evento fomentou o contacto direto entre o ensino e o setor empresarial.

Segundo a organização,  o OpenDayDEE destacou-se pela «inovação e interatividade», proporcionando um «ambiente dinâmico» e profícuo: «Para muitos alunos, esta iniciativa funciona como um elo de ligação com o mercado de trabalho. A proximidade com empresas e parceiros é essencial para abrir portas e criar oportunidades concretas.»

A iniciativa criou igualmente oportunidades para o reforço dos contactos entre as diversas entidades, uma vez que «estas empresas não só marcaram presença com exposições e ações de recrutamento, como demonstraram interesse em futuras parcerias».

Entre as empresas participantes destacaram-se: Enbiente, Meivcore, Vismec, Tripllewatt, Ffonseca, Mantecvis, J. Agostinho Silva, Mixtrónica, Ordem dos Engenheiros, Lemos & Irmão, Município de Viseu, Sacnor, Plan C, Ponto Z, Siemens, Corvauto, Grupo Visabeira, Grupo Martinauto, Natal Real, Bresimar, Schneider Electric, Martifer, Hager, Voltalia, WEG, MEV, Finsa, Qbeiras, CSmect, MCS, Mauser, EPlan, Eniefe, Quitérios, Green Hell, Intermarché Viseu, Growskills, RNsecurity, SMC, Metabo e Inversa Laser.

Em nota final, a ESTGV destaca o balanço positivo do OpenDayDEE 2025, que juntou mais de mil pessoas. «A presença de organizações como a Ordem dos Engenheiros, o Município de Viseu e diversas empresas destacou o papel estratégico do evento, cujo impacto reforça a importância de iniciativas que conectam o ensino superior à inovação e ao setor industrial, preparando novos profissionais e impulsionando o crescimento sustentável da região e do país.  

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *