A VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History realizou-se este último fim de semana, de 2 a 4 de setembro, em São João da Pesqueira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou oficialmente a VINDOURO. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, também esteve presente em representação do Governo.
Na qualidade de cicerone, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, conduziu a comitiva de convidados pelo recinto principal da iniciativa, que contemplou a presença de dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Vinho do Porto. O Mercado Pombalino recriou a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos autóctones, que sabem verdadeiramente ao que são. A Feira das Atividades Económicas promoveu oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.
Trajados a rigor, a lembrar a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, uma equipa de figuração de rua concretizou os sempre aclamados Cortejos Pombalinos. O Jantar Pombalino, no cenário único do Palácio de Cidrô, teve autoria dos irmãos Óscar (chef) e António (sommelier) Geadas, do restaurante G-Pousada de Bragança, distinguido com estrela Michelin.
As noites contaram com os concertos de Tony Carreira, Bárbara Bandeira, Maria Lisboa e Fernando Daniel tiveram lotação esgotada.
Um evento que celebrou os 20 anos de existência.
Depois do sucesso desta edição que celebrou os 20 anos, e que estará de regresso ao concelho “Coração do Douro” em 2023.















