A ACERT dá início ao novo mês de junho com “Teias e Odisseias”, uma produção da Cem Palcos que tomará o Jardim ACERT no dia 8 de junho, às 11h00. Revisitando a eterna “Odisseia” de Homero, este espetáculo para famílias revela-se numa tapeçaria de histórias épicas com uma roupagem moderna, destacando o papel fundamental das figuras femininas na narrativa histórica e contemporânea, numa fusão artística que promete encantar e provocar reflexão. Com apresentações de 15 minutos no já famoso Teatro Mais Pequeno do Mundo, as portas e janelas estarão abertas a novas ideias, para que todos tenham direito à palavra e a partilhar a sua opinião.
No dia 16 de junho, às 16h00 sobe novamente a palco o espetáculo “Maleitas de Portugal”. Uma criação do grupo (H)aver Teatro, residente no Novo Ciclo ACERT, a partir do material de “Mixórdias de Temáticas” de Ricardo Araújo Pereira. A peça propõe uma reflexão sobre o riso como instrumento crítico do dia a dia.
As noites de sábado no Bar ACERT serão animadas pelas atuações de “Neto do Zé Preto” no dia 22 e “Fade Out” no dia 29, ambos às 23h00.
Em noite de Santos da Casa Fazem Milagres, o palco é de “Neto do Zé Preto”, alter ego do artista Diogo Machado. O artista oferece um concerto com uma carga emocional intensa, tecendo através da música histórias pessoais e coletivas dos últimos 32 anos. Seguindo-se a esta viagem sentimental, “Fade Out” trará ao espaço o pulsar dos clássicos do rock, num repertório que promete reacender memórias musicais e incitar a vivacidade característica dos verões de Tondela.
Até 29 de junho, na Galeria ACERT, continua patente a exposição “Das labaredas, o vento por entre as carcaças”, de José Cruzio. Um trabalho que nasceu dos ensaios visuais e fotografias realizados pelo artista nas zonas de Benagouro e Samardã-Vila Real, após os incêndios de 2017. Dos vestígios do fogo que não poupou vastos campos e montes, ficou o registo de manchas, clareiras na paisagem e pedras despidas como testemunhas, inertes e inamovíveis, das intensas labaredas.
Durante todo o mês de junho o Novo Ciclo ACERT será palco de diversas celebrações, de entidades locais e instituições de ensino, onde o talento dos mais novos será protagonista.
Já em julho, as crianças criarão novas memórias de férias de verão na ACERT com as Oficinas “Aprender Brincando ao Teatro”, destinadas a crianças dos 6 aos 13 anos. De 1 a 5 de julho, terão a oportunidade de explorar o universo teatral, num ambiente lúdico e criativo, onde o jogo cénico se torna um meio de desenvolvimento pessoal e coletivo. O culminar deste encontro artístico será uma apresentação aos familiares e amigos, transformando aprendizagem em celebração. A lotação está esgotada para esta edição, mas as inscrições estão abertas até dia 9 de agosto para as oficinas de verão a realizar de 2 a 6 de setembro.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis em acert.bol.pt ou na bilheteira física da ACERT. Para mais informações sobre a programação, visite acert.pt.