Inspirada e criada em Côta, onde Juan Fresina e Tiago Peres se instalaram durante três semanas para levar a cabo a residência artística, a performance que se segue no âmbito do projeto “Diálogos” recupera várias memórias e em particular as dos jogos com os que ocupava os tempos livres e socializava a gente da terra.
O itinerário começa em Côta na sexta-feira, passa por Cavernães no sábado e termina no domingo em Barreiros e Cepões. A entrada é grátis.
Sinopse:
Quando olhamos para o outro, é-nos mostrada uma face quase espelhada da realidade subcutânea que pode existir dentro de nós, por baixo ou à nossa frente.
Um espelho de cores diferentes, que mostra uma imagem distorcida um do outro que talvez seja apenas uma.
E quando queremos ser melhores que esse reflexo?
Acabamos apenas por arranjar desculpas esfarrapadas para o verbo irreverente e precioso de competir, quando no fundo, não passa de um jogo. Como crianças animalescas, que não parecem humanas, e ao mesmo tempo, são uma mera amostra da essência do humano que pode existir.
E é quando brincamos que acabamos por tirar as máscaras distorcidas, que nós próprios refletimos.
Diálogos é um projeto composto por residências artísticas realizadas nas freguesias mais afastadas da sede do concelho de Viseu. Esta, é uma criação original a partir de depoimentos recolhidos em Côta, em julho de 2024.