“Vêm os melhores aqui e ela está entre esses melhores, o que já é de louvar”. Lara Pessoa estreia-se no Campeonato da Europa de Taekwondo

19/10/2023 17:06

Lara Pessoa, atleta do Taekwondo Clube do Dão, sagrou-se, em abril deste ano, vice-campeã nacional de taekwondo em combates, no seu primeiro ano a competir no escalão de ‘cadetes’. A jovem atleta, de 13 anos, encontra-se agora a participar, pela seleção nacional, no Campeonato da Europa da modalidade, a decorrer em Belgrado, na Sérvia, entre os dias 19 e 22 de outubro.

Inserida numa comitiva de nove atletas, três femininos e seis masculinos, esta é a estreia de Lara Pessoa, numa grande competição internacional, a envergar as cores do Taekwondo Clube do Dão, organismo sediado em Penalva do Castelo. Para o mestre António Lucas, o mais importante é não aumentar demasiado a pressão. 

«Ela tem de desfrutar. Aproveitar os bons momentos e oportunidades que só acontecem aqui. É a primeira oportunidade que tem de estar num campeonato desta envergadura. Não há pressão nenhuma e há-de correr pelo melhor. Estamos confiantes. Sabemos bem as capacidades que ela tem, mas também sabemos que o nível aqui, obviamente, é mais elevado. Entre campeonato da Europa, campeonato do mundo e olímpicos, isto está no mesmo patamar. Vêm os melhores aqui e ela está entre esses melhores, o que já é de louvar. Vamos ver se tem um bocadinho de sorte, que também vai fazer diferença. Estamos a fazer os possíveis para a manter, a nível mental, bem. Que ela esteja descansada, relaxada, sinta o menos pressão possível. Acho que é isso que acaba por ser importante. É um fator que vai acabar por diferenciar.»

Este primeiro dia foi aproveitado pela equipa técnica para as visitas habituais de rotina ao pavilhão, antes da estreia na competição de Lara Pessoa, amanhã à tarde. O treinador tem noção da subida das exigências, mas acredita que «ela nos consiga, talvez, surpreender e até trazer alguma coisa para Portugal.» Apesar das expetativas o técnico refere que o alcance já é benemérito. «Se trouxesse uma medalha era impecável para todos. Se não trouxer, ficamos felizes, na mesma, porque já é um grande passo. Não só para ela, mas para o clube, o concelho, até para o distrito e para o país. Acaba por englobar já muita gente e há muita gente, também, agora a apoiá-la, com este feito. Boas energias estão a vir e é isso que também vai fazer com que ela seja bem sucedida.»

Conheça, melhor, a atleta, nesta reportagem do Viseu Now:  https://viseunow.pt/now-desporto-lara-pessoa-atleta-do-taekwondo-clube-do-dao/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *