Vai nascer em Castro Daire um parque de aventura

27/02/2021 20:01
Vai começar a nascer em Castro Daire o POMBEIRA ADVENTURE PARK. Uma aposta do município da vila num parque de aventura no lugar da Pombeira (ponto de interesse da Rota da Água e da Pedra). E que tem como objetivo principal a atração turística ao território através da valorização dos recursos endógenos, em especial dos recursos naturais associados à Rede Natura 2000, Rio Paiva e Serra do Montemuro.
O POMBEIRA ADVENTURE PARK será também o Centro de Atividades Outdoor e contará com um espaço de apoio/receção com parque de estacionamento associado, que irá funcionar como a porta de entrada para as múltiplas rotas disponíveis no concelho para a prática de desportos e turismo de natureza.
Um dos ex-libris deste parque será o MIRADOURO da Pombeira, e será instalado num ponto estratégico. Dele será possível observar o parque e todo o enquadramento natural. Será um miradouro suspenso numa plataforma com 12 metros, onde nove deles serão suspensos sob a falésia e a cascata da Pombeira.
Destaque ainda para o canyoning, que permitirá a descida do leito do Rio a partir da zona do Miradouro. Em sentido inverso, a subida até à zona do Miradouro será efetuada através da via ferrata que será construída e que acompanhará o curso do rio, subindo e descendo as paredes rochosas, alternando entre a margem direita e esquerda, que serão ligadas por três pontes himalaias e que possibilitarão, também, a vista panorâmica das lagoas deste local.
Será ainda possível aproveitar um trilho de aventura com cerca de 5 km (PR), circular, com início e fim no miradouro, que possibilitará ver o Vale do Rio Vidoeiro através da caminhada, ou numa perspetiva competitiva, para o treino de Trail Running.
Contará, ainda com a ligação ao Percurso Pedestre já existente (PR8 – Trilho da Pombeira) que permitirá a ligação aos moinhos e à cascata da Pombeira, num ramal de ida e volta com 6,2 km.
O Município de Castro Daire já adjudicou a empreitada pelo que, muito em breve, irão iniciar os trabalhos.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *