V. N. Paiva: Programa que ensina a gerir emoções vai ser implementado em alunos

21/10/2021 16:16

“Calmamente” é um programa de literacia emocional em contexto escolar, que ensina aos alunos competências sociais e emocionais, a par do ensino de competências mais técnicas.

Este programa está a ser desenvolvido numa parceria entre o Município de Vila Nova de Paiva e o Agrupamento de Escolas, e será implementado numa primeira fase nas turmas do 5º ano, sendo alargado numa fase posterior às crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo.

A equipa selecionada para implementar este programa já se encontra em formação e terá a capacidade de ajudar as crianças a compreender, expressar e gerir as próprias emoções e responder adequadamente às emoções dos outros.

“Calmamente” insere-se num modelo de educação integral, que privilegia não só as competências técnicas e cognitivas como as competências sociais e emocionais, permitindo formar indivíduos com grande capacidade de liderança, capazes de se relacionarem assertivamente sendo, seguramente, melhores profissionais.

O programa de competências socioemocionais “Calmamente – Aprendendo a Aprender-se” já foi aplicado em várias turmas e escolas do país, impactando perto de 3.000 estudantes. O programa surgiu da experiência de Andreia Espain como professora em contextos escolares, onde os alunos manifestavam iliteracia emocional. Andreia Espain é, também, fundadora e presidente da Associação Mente de Principiante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *