Esta quinta-feira, 13 de março, celebra-se o Dia Mundial do Rim, uma iniciativa global assinalada, anualmente.
Para assinalar esta data, o Serviço de Nefrologia (Sector de Diálise), da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões, promove um conjunto de atividades, dirigidas à população e aos profissionais de saúde, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de prevenir e identificar precocemente a doença renal.
A iniciativa, que decorre das 10H às 18H, no átrio do Hospital S. Teotónio, inclui: rastreios de tensão arterial e glicémia capilar; apresentação interativa sobre a Doença Renal, o serviço e respetivas atividades; distribuição de folhetos; e atividades sobre o impacto do consumo excessivo de sal.
Este dia «reforça a importância da promoção da saúde renal. Os rins desempenham um papel fundamental na nossa saúde, equilibrando o meio interno, nomeadamente na eliminação de toxinas e na gestão dos líquidos. Estima-se que, atualmente, a doença renal crónica (DRC) afete 1 em cada 10 pessoas em todo o mundo, sendo desta forma essencial a existência de políticas de prevenção e deteção precoce, nomeadamente em populações de alto risco (Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Doença cardiovascular e história familiar de doença renal), de forma a evitar a progressão da DRC.», explica a unidade de saúde.
A equipa convida todos os interessados a preencher o questionário, disponível em https://kidneyquiz.theisn.org/, para saber se os rins estão saudáveis.