Na próxima sexta-feira, 28 de junho, acontece o lançamento da primeira pedra da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo em Tondela. A sessão terá início pelas 17h00, e contará com a presença da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
A obra está orçamentada em mais de 3 milhões de euros. O projeto recebeu uma comparticipação financeira do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 1,7 milhões de euros e um apoio da Câmara Municipal de Tondela no valor de 753 mil euros. Já os restantes 559 mil euros serão suportados pela União de Freguesias.
A consignação da empreitada foi assinada a 5 de junho, com o prazo de execução da obra estabelecido nos 608 dias. O lar deverá estar concluído no final do próximo ano.
A ERPI da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo terá capacidade para 50 utentes, divididos em seis quartos individuais, 16 duplos e quatro triplos.
«Este é um projeto da maior importância para a freguesia, visando criar um serviço que irá promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes da comunidade, contribuindo, também, para a coesão social, para o equilíbrio da comunidade e para a resolução de problemas sociais», explica a autarquia.