No próximo dia 15 de outubro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres Rurais, uma data que visa destacar a importância e os desafios enfrentados por mulheres que vivem e trabalham em zonas rurais. A UMAR Viseu (União de Mulheres Alternativa e Resposta) assinala esta data com um evento especial, que incluirá a apresentação pública do “Manifesto: Mulheres Rurais, Identidade, Reconhecimento e Direitos”.
O encontro começa às 12:30h com um almoço convívio no Restaurante Somos Aldeia, em Rompecilha (R. Principal, 3660-326 São Martinho das Moitas) e contará com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
Este Manifesto foi elaborado por mulheres de diferentes territórios do interior de Portugal, incluindo Póvoa do Concelho, Maçal da Ribeira (Trancoso), Covelinhas, Aveloso, Oliveira de Sul, Rompecilha, Bondança, Santo Estêvão, Solgos (S. Pedro do Sul), Figueiredo das Donas (Vouzela), Comenda, Pindelo dos Milagres e Santarinho (Viseu). Segundo a associação, o documento espelha as vozes das mulheres destas regiões e promove o reconhecimento do seu papel fundamental na construção de sociedades democráticas e sustentáveis.
Além de sublinhar as desigualdades e discriminações que ainda persistem, este encontro procurará fomentar o diálogo em torno da criação de políticas públicas mais justas e adaptadas às realidades locais. Com o objetivo de refletir sobre possíveis soluções para um futuro mais justo, será promovida uma discussão coletiva, centrada nas experiências e nas vozes das mulheres destas comunidades.
A inscrição pode ser feita aqui na seguinte ligação: https://forms.gle/n5NvUVMPCSBHMzeK9