ACERT: Últimos meses do ano marcados por estreias, dança, 30ª edição do FINTA, e muitos concertos, entre eles o de Tiago Bettencourt 

05/09/2024 16:34

Os últimos meses de 2024 prometem envolver a comunidade com estreias nacionais, sete peças de teatro, nove concertos, três espetáculos de teatro para famílias, a 30ª edição do FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT, e outros espetáculos que enriquecem o cenário cultural.

Em setembro a ACERT está de volta com uma programação diversificada que se estende até dezembro, continuando as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e com propostas nos seus vários espaços.  

Sobre a presente programação, a direção da ACERT afirma, «Se a ACERT é uma ‘Plataforma Giratória de Afetos’ como tão bem caraterizou João Luís Oliva, esta temporada dá alguns exemplos do que isso significa. Com espetáculos que falam de sonhos, de amor, de imaginar mundos novos, que estimam o legado da tradição e se atrevem a inventar novas formas de criar música, dança, teatro, identidades e uma permanente preocupação de pertença à sua comunidade, tal como uma hospitalidade que faz de cada visitante, um morador do Novo Ciclo ACERT». 

Dança que inspira e transforma com ritmos que contam histórias

O mês de setembro arranca com o espetáculo de dança “Presente 2023/24”, no dia 7, sábado, às 21h30. Esta peça, criada por Joana Providência e Daniela Cruz da Presente Companhia de Dança Jovem, em coprodução com o Novo Ciclo ACERT, a partir do universo de Eduardo Galeano apresentado no documentário “O Tempo e o Modo” de Graça Castanheira. 

Eduardo Galeano sugere que «existe um outro mundo possível» e que «ele está dentro da barriga deste e há que ajudá-lo a nascer». A peça utiliza a fisicalidade para explorar um Corpo Festa, livre de restrições religiosas e científicas, transformando esses temas em matéria coreográfica. 

Outubro traz à ACERT dança flamenca com uma oficina e espetáculo. Nos dias 11 e 12, sexta-feira das 21h às 23h e sábado das 14h30 às 16h30, realiza-se a oficina “Dança Flamenca”, com Irene Avidel, que tem como intuito dar a conhecer este estilo numa vertente de iniciação prática. As técnicas corporais, de sapateado e das batidas e ritmos serão também alvo de uma pequena coreografia para experienciar.

No mesmo dia, pelas 21h45, “BosQueijo”, um espetáculo de flamenco tradicional com elementos contemporâneos que levará o público a viajar pelas estações do ano. Será acompanhado de elementos visuais e sonoros criando cenas com identidade e em que sobressai a proximidade desta arte à terra.

Viagens e estreias teatrais: de contos e revoluções ao coração de Tondela

“A Companhia dos Lobos”, uma produção da Escola de Mulheres, será apresentada no dia 21, sábado, às 21h40, no Auditório Carla Torres. A peça criada a partir do texto de Angela Carter aborda temas como o feminismo e a dualidade humana e animal, desafiando as convenções sociais e celebrando a emancipação das mulheres. Um espetáculo para assistir com todos os sentidos, sendo que vai da transmissão sonora ao espaço cénico e conta também com imagem filmada. 

Nos dias 28 e 29 de setembro, às 6h00, estreia a peça “Aurora”, da companhia Gambozinos e Peobardos. Este é um espetáculo-caminhada ao ar livre que começa de madrugada e termina ao nascer do sol, celebrando Abril e a revolução com uma experiência única e emocionante que liga o público ao nascer de um novo dia. O ponto de encontro, neste horário incomum, para assistir a um espetáculo é na entrada do edifício Novo Ciclo ACERT e tem uma lotação limitada a 35 pessoas. Uma coprodução com Novo Ciclo ACERT.

Em novembro, no dia 2, sábado, às 19h30, a peça “Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver” será apresentada pela companhia A Barraca. Este espetáculo explora a vida e obra de Luís Vaz de Camões, oferecendo um olhar poético e crítico sobre um dos maiores nomes da literatura portuguesa.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, às 19h30, o Trigo Limpo teatro ACERT estreia “O Bosque”, um espetáculo que explora as histórias de vida do núcleo mais antigo de Tondela. Inspirado na memória das ruas e lugares que constituem o coração da cidade, o projeto destaca as vivências dos seus habitantes, desde o passado até ao presente, refletidas nas casas desabitadas, ruínas e espaços comerciais e culturais que marcaram a comunidade. Convidando o público a uma viagem pelas ruas da cidade antiga, redesenhada para o espetáculo, “O Bosque” recria histórias, sons e memórias, mostrando que estas histórias são parte de todos nós e podem ser continuadas por quem as quiser ouvir.

Concertos que prometem encantar e surpreender

A programação musical é igualmente rica e diversificada. No dia 28 de setembro, às 21h45, o Carlos Peninha Quinteto + Quarteto de Cordas apresentam-se em concerto com o seu mais recente disco “Tudo Começa Agora”. Este espetáculo é uma reflexão sobre a superação da pandemia e os desafios ambientais que enfrentamos, misturando improvisação, música do mundo e contemporânea. O concerto promete uma noite única de música tonal, melódica e inovadora.

No dia 5 de outubro, sábado, às 22h00, o Bar ACERT acolhe o café-concerto “Barry White Gone Wrong”. Este evento gratuito combina rock, blues, soul e funk com a icónica voz de Peter De Cuyper, proporcionando uma noite de música envolvente e inesquecível.

Também em outubro, no dia 12, entre as 17h e as 19h, há o encontro “Com Cordas”, um convite do guitarrista de flamenco Guil Gani a músicos portugueses a fim de trocar experiências e práticas artísticas durante o encontro. O músico, guitarrista radicado em Granada, é um grande conhecedor de flamenco.

No dia 26 de outubro, sábado, às 21h30, acontece o grande concerto da temporada com Tiago Bettencourt um dos mais respeitados compositores e intérpretes da música portuguesa. “No Fio da Navalha”, será um concerto para cantar do princípio ao fim incluindo as canções emblemáticas do cantor, mas também pedidos e dedicatórias do público, feitos antecipadamente, criando uma noite irrepetível. 

Em novembro, destacamos o concerto “No lugar dela” de Duarte, no dia 9, sábado, às 21h30, no Auditório Carla Torres. Premiado com o Prémio Carlos Paredes 2022, o fadista traz os temas deste disco de combate que aborda a necessidade de empatia e traz um olhar masculino sobre a experiência feminina através da música, numa performance intimista e reflexiva.

Hugo Torres apresenta a performance “Bahia Botânica” no dia 30 de novembro, sábado, às 21h30. O concerto, que acontece no âmbito da rubrica “Santos da Casa Fazem Milagres”, é uma experiência sonora que traduz a pulsação vital das plantas em linguagem musical, criando uma conexão única entre arte e natureza.

O Bar ACERT também acolhe os cafés-concerto “Melquiades” no dia 7 de dezembro, sábado e “Raia” de António Bexiga no dia 21 de dezembro, sábado, ambos às 22h00. Melquiades promete uma noite de rock progressivo e psicadélico, enquanto Raia explora as sonoridades da viola campaniça em diálogo com diversas formas de arte.

A trigésima edição do FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT realiza-se com dois fins-de-semana de teatro

O FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT regressa em novembro com uma programação repleta de novidades dividida em dois fins-de-semana – dias 14, 15 e 16 e 21, 23 e 23.

Nesta que é a sua 30ª edição, promete uma programação diversificada que inclui artistas, companhias e projetos nacionais e internacionais. A abertura, a 14 de novembro, contará com “Hora Vazia” de Zé Mágico, que combina magia e outras expressões artísticas. 

Destacam-se ainda a companhia checa Squadra Sua  que apresenta “Across”, um espetáculo humorístico que mistura dança, teatro físico e manipulação de objetos, e a companhia espanhola Leandre Clown  que apresenta “n’importe quoi”. 

Nasce também a rubrica “Santos da Casa – Teatro” que dá palco a estreias de jovens profissionais que iniciaram a sua formação na ACERT, como Teresa Machado e Andréa Fernandes. 

A programação inclui ainda a dupla Inês Barahona e Miguel Fragata com “Terminal (o estado do mundo)” – que esteve em residência na ACERT em 2023 e 2024 –  e Sara Barros Leitão com “Guião para um país possível”. Para o público mais novo, haverá o espetáculo de marionetas “Nube, nube” da companhia espanhola Periferia Teatro.

A programação completa inclui ainda diversas propostas de Café-Teatro, oficinas, uma exposição, aperitivos teatrais, a edição de dois novos Cadernos de Teatro e tantos outros motivos para estarmos juntos pelo e para o teatro.

Toda a programação será anunciada em breve.

O FINTA – Festival Internacional de Teatro da ACERT é o culminar, em festa, da

programação anual de teatro do Novo Ciclo ACERT e a sua existência deve-se à

presença do público que nos acompanha. E, por isso, a cada edição procura-se que seja um momento único de encontro e partilha entre criadores e público, com espetáculos e várias atividades paralelas, e sempre com a vontade de estarmos próximos da comunidade. 

Espetáculos que envolvem toda a família com fantasia, poesia e música

A programação para famílias também está recheada de eventos imperdíveis. Em setembro, no dia 14, sábado, às 11h00, acontece o espetáculo “Cubo” da companhia Elefante Elegante (Espanha). Este espetáculo repleto de fantasia e curiosidade humana destaca a amizade e a superação de barreiras de género.

Em outubro, a ACERT apresenta “Contar Devagar” pela companhia Red Cloud, agendado para o dia 12, sábado, às 11h00. Este espetáculo é uma exploração poética e visual sobre multiculturalidade, identidade, tempo e espaço comum, com muita música, movimento e marionetas. 

Já no mês seguinte, novembro, o espetáculo “fadÓsol”, pela companhia Lua Cheia Para Todos em Coprodução com o Novo Ciclo ACERT, está agendado para o dia 9, sábado, às 11h00. 

Este espetáculo, destinado a bebés e crianças até 6 anos, explora a magia do fado através do teatro, oferecendo uma experiência sensorial e musical única.

O programa para famílias encerra em dezembro com “Geringuéu” pela D’Orfeu Associação Cultural, no dia 14, sábado, às 11h00, no Auditório 2. Este espetáculo é uma celebração do quotidiano através da música e do teatro, desenrolando um novelo de canções que vão encantar tanto crianças quanto adultos, num registo musical entre o erudito e o circense.

A Olaria inspira a renoção na galeria da ACERT

A exposição/instalação “Fornada” inaugura no dia 28 de setembro, sábado, às 18h00, e ficará patente até dia 2 de novembro. Uma mostra dos processos, das pessoas, das atividades e dos artistas que colaboraram no desenvolvimento e aplicação do projeto educativo Olaria Lab. Laboratório de Cerâmica, que decorre desde 2019 na olaria da Casa do Barro, no Fundão. A exposição inclui pastas diferentes e cozeduras distintas de uma impressora 3D de pasta cerâmica desenvolvida especialmente para o projeto. Uma residência artística, entre os dias 23 e 26, irá anteceder a exposição.

A ACERT continua a ser um espaço de criação teatral, acolhendo companhias e artistas que apresentaram os seus trabalhos no Novo Ciclo. Nesta temporada são exemplo José Pereira (Zé Mágico) que desenvolve pesquisa no seu projeto de ilusionismo moderno em residência artística de dia 31 de agosto a 06 de setembro no Novo Ciclo ACERT. Os Gambozinos e Peobardos também terminam no Novo Ciclo ACERT o processo de criação de “Aurora” de dia 23 a 27 de setembro.

A ACERT mantém, enquanto centro de recursos culturais e de desenvolvimento regional, a função de ser um espaço de pertença comunitária acolhendo, enquadrando e promovendo iniciativas da comunidade ao longo do ano.

Ao público, a ACERT lança o repto: «Até dezembro, convidamos-vos a experimentar realidades, dentro e fora de portas. A ser recebidos e a acolher com deslumbre o que é oferecido com autenticidade. A manter esta relação que nos define, respeitosa das diferenças e ciosa da qualidade de vida e do bem-estar individual e coletivo desta nossa comunidade, num território aberto ao mundo. E o coração, esse aferidor fiel de sensações, encontrará dezenas de motivos para acelerar o seu compasso ou parar subitamente e outros tantos para se enternecer».

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira física da ACERT, mas também online em acert.bol.pt. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *