A ULS Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) vai integrar o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, a partir das 00 horas do dia 24 de outubro de 2024. Esta iniciativa, lançada em maio de 2023 pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretende otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade, garantindo o seu encaminhamento para o serviço mais adequado em tempo útil e com a melhor qualidade de cuidados.
O projeto promove o uso prioritário da linha SNS 24 (808 24 24 24) como ponto de entrada no SNS para situações não emergentes. Com esta medida, pretende-se melhorar a organização dos serviços e aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis.
Após o contacto com a linha SNS 24, um enfermeiro avaliará a situação clínica do utente, podendo encaminhá-lo para autocuidados, para os cuidados de saúde primários ou, em casos mais graves, para o hospital, acionando o INEM se necessário. Se for indicada observação pelo médico dos cuidados de saúde primários, o SNS 24 agenda uma consulta na respetiva unidade, no prazo máximo de 24 horas, evitando deslocações desnecessárias. Nos casos em que os centros de saúde não disponham de vagas suficientes, o doente será encaminhado para o hospital.
Também nos termos da legislação encontra-se assegurado o atendimento em instituição privada com a qual foi celebrado protocolo, desde que ultrapassada a capacidade de resposta do SNS.
Está disponível um telefone, quer na urgência geral quer na urgência pediátrica, para os utentes que se desloquem ao serviço de urgência por iniciativa própria, para que possam efetuar contacto prévio com a linha SNS 24.
Importa ainda informar que a Consulta de Atendimento Complementar Infantil (CACI), em funcionamento no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros, desde junho de 2024, será encerrada no dia 31 de outubro de 2024, às 23H59. A comunidade será orientada a utilizar o SNS 24 como primeiro ponto de contacto com o SNS para triagem e encaminhamento adequados, para que seja dada a melhor resposta às necessidades de saúde de cada pessoa em concreto.
É nossa expetativa que o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” seja uma mais-valia para a comunidade, para os profissionais, para a Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões e para o Serviço Nacional de Saúde.