ULS Viseu Dão-Lafões promove Semana para a Consciencialização para as Perturbações do Comportamento Alimentar

27/02/2024 10:02

Entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março de 2024 assinala-se a Semana para a Consciencialização para as Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA).

Esta iniciativa foi desenvolvida pela primeira vez nos Estados Unidos da América e posteriormente generalizada a outros países e é agora, pela primeira vez, dinamizada em Portugal pela equipa de PCA da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULS) Viseu Dão-Lafões.

Este grupo é composto por um médico pedopsiquiatra e coordenador da equipa, uma médica psiquiatra, uma médica pediatra, duas psicólogas clínicas e da saúde, uma nutricionista, duas enfermeiras e uma assistente social. A equipa intervém com crianças, adolescentes e adultos com PCA e durante o ano de 2023 realizou 416 consultas de pedopsiquiatria e psiquiatria e 629 consultas de psicologia do comportamento alimentar.

No âmbito desta iniciativa, serão realizadas diversas atividades de sensibilização e prevenção das PCA.

A nível hospitalar será dinamizado o I Ciclo de Conferências para as Perturbações do Comportamento Alimentar que decorrerá no dia 29 de fevereiro e 1 de março de 2024, no Auditório do Hospital São Teotónio, contando com dois workshops, um ciclo de conferências e sessões de posters sobre a compreensão e intervenção nas PCA. Nesse mesmo dia, será realizada uma exposição de desenhos de doentes com PCA acompanhados na ULS Viseu Dão-Lafões, sobre a sua experiência com a doença.

Ao nível comunitário, em articulação com os psicólogos dos agrupamentos de escolas da região de Viseu, será realizada uma ação de sensibilização e prevenção em todas as turmas do 3.º ciclo e ensino secundário (uma faixa etária de particular risco para estas perturbações). Nesta ação será visualizado um vídeo realizado pela equipa de PCA da ULS Viseu Dão-Lafões que pretende a sensibilização para as perturbações do comportamento alimentar e os seus riscos, em particular para a anorexia nervosa. Será ainda promovida a discussão e trabalho em pequenos grupos sobre a prevenção de comportamentos que podem aumentar o risco de perturbações do comportamento alimentar, nomeadamente comportamentos de body shaming com recurso a um panfleto realizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, permitindo também que os alunos possam colocar, numa caixa de perguntas, as questões ou preocupações que tenham sobre esta temática, que serão mais tarde respondidas por profissionais qualificados.

Assista aqui ao vídeo promocional e consulte o programa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *