Os Serviços Gerais e Hoteleiros da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) apresentaram, no Fórum de Inovação e Tecnologia em Saúde, em Lisboa, no dia 23 de setembro, os resultados do projeto “Distribuição de Roupa Hospitalar – Melhoria de Processo”, vencedor da 1ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha (2023).
Na sua intervenção, Marlene Lopes, diretora do serviço, destacou que a implementação de metodologias Lean, como o sistema Kanban e a gestão visual, «contribuíram para uma maior eficiência na distribuição de roupa hospitalar, garantindo que esta fosse entregue no local, na quantidade e no tempo certos, melhorando a qualidade dos serviços prestados».
Sublinhou ainda que o projeto resultou numa «redução de 80% das reclamações» e alcançou «um índice de satisfação global de 75%», o que reforça a importância da sua continuidade e a melhoria contínua.
Neste sentido, os próximos passos incluem a introdução de tecnologia RFID, inovação crucial para rastrear ativos, melhorando a precisão do inventário e a eficiência logística, bem como a aquisição de almofadas impermeáveis, visando a otimização de recursos e a eficiência operacional.
A Bolsa José Nogueira da Rocha, lançada em 2023, é uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio do SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais e da consultora ERISING. A bolsa tem como objetivo reconhecer projetos de inovação nas áreas de suporte logístico das unidades de saúde do SNS.
De entre as 26 candidaturas recebidas em 2023, o projeto “Distribuição de roupa hospitalar: melhoria de processo” do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV, EPE) foi o grande vencedor da iniciativa.
Na 2ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, em 2024, o projeto “Otimização do circuito do medicamento no internamento” da ULS Amadora/Sintra foi o vencedor.