ULS Viseu Dão Lafões adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

23/04/2024 12:46

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico.

A Central de Esterilização conta agora com uma instalação informática que moderniza a forma como os dispositivos médicos são geridos e monitorizados ao longo do ciclo de esterilização. Esta inovação não só otimiza a gestão de instrumentos cirúrgicos, mas também desmaterializa as listas de verificação e melhora a gestão dos serviços utilizadores, bem como a rastreabilidade dos processos de lavagem, inspeção, embalagem e esterilização.

Antes da implementação desta solução, a gestão do instrumental cirúrgico era realizada manualmente, com base em suporte de papel. Este processo dependia grandemente da experiência dos profissionais da Central de Esterilização e dificultava o acesso a informação atualizada sobre a disponibilidade dos instrumentos, tornando a substituição rápida e completa das caixas cirúrgicas.

A nova solução introduz funcionalidades de gestão e criação das composições das caixas de instrumental, incluindo a identificação de todos os artigos, além de possibilitar a gestão personalizada das máquinas da URDM e a rastreabilidade de todos os dispositivos médicos. Estas melhorias refletem-se na qualidade da gestão e no reporte eficaz de todos os processos, contribuindo diretamente para o nível de serviço disponibilizado à atividade cirúrgica da ULSVDL.

A desmaterialização dos processos, além de permitir a gestão integrada de todo o instrumental nas instalações da URDM, resulta numa redução de custos de contexto e na gestão proativa de incidências no reprocessamento de dispositivos, o que se pretende refletir em um aumento da segurança, eficácia e desempenho das atividades cirúrgicas, reforçando o compromisso da ULSVDL com a excelência na prestação de serviços de saúde.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *