Turismo Centro de Portugal promoveu debate sobre trabalho remoto e as suas vantagens

01/04/2021 10:40

Esta quarta-feira, 31 de março, realizou-se o primeiro webinar “Work From Centro de Portugal” (trabalhar a partir do Centro de Portugal). Uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal que contou com a inscrição de cerca de 500 intervenientes na plataforma Zoom. A sessão encontra-se disponível na página de Facebook da entidade, através do link https://bit.ly/2POfSJm e já tem quase 4 mil visualizações.

O evento reuniu vários convidados, entre os quais, nómadas digitais, empreendedores e empresas, numa conversa sobre o presente e o futuro do trabalho remoto e as vantagens da região centro para esta nova vertente laboral.

Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal “as tendências ao nível do trabalho indicam que, mesmo depois da pandemia, o trabalho remoto vai permanecer. Muitos escritórios vão fechar e as grandes corporações serão lembradas como mamutes em extinção”. “Estão a chegar grandes alterações”, acrescenta.

Já Luís Antunes, presidente da Camara Municipal da Lousã, reflete sobre as potencialidades do seu concelho para esta modalidade de trabalho e afirma que este “reúne todas as características e condições para atrair pessoas que queriam trabalhar à distância. É o sítio ideal para viver um dia ou a vida inteira”.

Ainda na sessão, Carlos Bernardo e Joana Pires Araújo, do Estúdio Tipo-grafia, deram a conhecer o projeto “Work From Centro de Portugal”, uma iniciativa resultante da parceria com o Turismo Centro de Portugal, que tem como objetivo ajudar a capacitar os agentes turísticos locais para que estes consigam dar responda às necessidades desta nova tendência. Já está a ser delineado um Manual de Boas Práticas que será divulgado através de workshops, com destino a entidades públicas, associações, empresas turísticas, entre outras. O formulário de manifestação de interesse nos workshops está disponível em https://forms.gle/ERSJ9GKYgRc5GeEv6.

O encontro contou também com a partilha de vários testemunhos acerca deste novo modelo de trabalho. O nómada digital Miguel partilhou a sua experiência com o seu projeto TravelB4Settle e Alexandre Ramos, da Liberty Seguros, falou da grande aposta que a empresa está a fazer no mundo do teletrabalho. Foram ainda apresentados dois exemplos de boas práticas de trabalho remoto no Centro de Portugal, com o testemunho de Sara Alho, do projeto Selina, um conjunto de espaços de coworking com oferta de atividades complementares, e Catarina Serra, por parte da Cerdeira – Home For Creativity, que assume o projeto como “um retiro no meio da Serra da Lousã, em que nos dedicamos às artes e ofícios”.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *