A Turismo Centro de Portugal (TCP) volta a apoiar às melhores ideias de negócio turístico geradas na região e a valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade, com o lançamento de mais uma edição do Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas. As candidaturas para ambos os concursos já estão abertas e podem ser submetidas até ao dia 15 de março de 2025.
O Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país. O concurso tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal. Ao longo das suas nove edições, já recebeu 430 candidaturas, distinguiu 72 projetos e premiou 26, contribuindo para o dinamismo do turismo no território.
Para celebrar o 10.º aniversário, esta edição traz uma novidade: além dos oito projetos finalistas, que são selecionados pelo Júri Intermédio, o público terá a oportunidade de eleger um finalista adicional, através da iniciativa “O 9.º Finalista”. Assim, após a nomeação dos oito finalistas, será estipulado um período de tempo em que o público poderá votar e resgatar um projeto adicional para acompanhar os restantes finalistas na reta final do concurso.
Posteriormente, um Júri Final escolherá os três melhores projetos, que serão premiados com um incentivo financeiro. O grande vencedor receberá o Prémio José Manuel Alves, homenagem ao ex-presidente da Região de Turismo do Centro, figura central na criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.
Uma das características mais singulares deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a participação. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos.
Inscrições e informações do concurso em https://tinyurl.com/yyuj34b6.
O Concurso de Teses Académicas é promovido pela TCP desde 2017 e distingue teses em duas categorias: Mestrado e Doutoramento. Tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas e de todos os interessados em desenvolver projetos neste setor.
Podem concorrer, na categoria Mestrado, dissertações, relatórios de estágio e projetos de mestrado já avaliados e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal.
Após a submissão das candidaturas, um Júri Intermédio selecionará cinco finalistas em cada categoria. As duas teses vencedoras serão distinguidas com um prémio financeiro.
Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis em https://tinyurl.com/mumzrdj9.