Tondela vai arrancar com Orçamento Participativo de 50 mil euros

12/01/2024 11:21

O município de Tondela vai lançar, neste ano de 2024, a primeira edição do Orçamento Participativo (OP), um instrumento que permite aos cidadãos do concelho decidirem onde deve ser investido parte do orçamento municipal. O OP constitui-se, assim, como 

Visto como um mecanismo de democracia participativa, no arranque desta edição, o OP terá uma dotação de 50 mil euros. A ideia do executivo, presidido por Carla Antunes Borges, é que este montante seja executado já no presente ano, dando prioridade a obras na área da inclusão social.

«Decidimos lançar o OP porque queremos que haja uma participação da sociedade na vida pública. Neste primeiro ano definimos o valor de 50 mil euros, uma verba que já está inscrita em Plano e Orçamento. Apesar de o regulamento ainda não estar constituído assumimos já este compromisso político”» justifica Carla Antunes Borges, presidente da Câmara Municipal. 

«O que pretendemos é que o OP traga sugestões na área da inclusão social e valorização da mobilidade nesta área da inclusão. Queremos que sejam apresentados projetos com uma vertente acentuada de obra física, mas também poderão ser apresentadas ideias no domínio da sensibilização e da prevenção», acrescenta. 

O lançamento do OP foi à reunião ordinária do executivo municipal, que teve lugar na manhã desta terça-feira, 9 de janeiro, tendo o executivo aprovado a elaboração do regulamento do “Tondela 16.9 Participa – Orçamento Participativo 2024”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *