A cidade de Tondela e a freguesia de Molelos acolheram na última segunda-feira, 23 de setembro, uma tour pós-Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), que decorreu de 16 a 20 de setembro em Alcobaça e nas Caldas da Rainha.
A comitiva integrou meia centena de artistas e ceramistas de vários pontos do globo, entre os quais China, Correia do Sul, França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos da Améria, Austrália, Chile e Singapura, entre outros.
A visita ao concelho tondelense iniciou-se a meio da manhã no Museu Municipal Terras de Besteiros, onde o grupo foi recebido pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelo vereador da Cultura e Turismo, João Carlos Figueiredo.
Após uma passagem pelo espaço museológico, o grupo seguiu para Molelos, onde visitou as olarias locais, seguindo-se um almoço e depois uma desenforna da Soenga, o processo ancestral de cozedura da louça preta típica da localidade, que tinha sido preparada no dia anterior.
«Os visitantes ficaram maravilhados e até surpreendidos com a “arte” que encontraram em Molelos e com Soenga, método que a Câmara de Tondela recupera todos os anos no terceiro fim de semana do mês de maio», explica o Município Tondelense.