No próximo sábado, dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, a Associação SuRuRu organiza, em Tondela, a quarta caminhada Plogging, «para incentivar a boas práticas ambientais».
Os voluntários participantes equipados de luvas e sacos disponibilizados pela organização, farão uma caminhada de 5km (ou 3,5km no percurso adequado a crianças) recolhendo o lixo encontrado e que passará nos locais de recreio do Carvalhal de Tondela e na Circular Poente da cidade. Garante-se também no arranque, o devido enquadramento inicial com partilha de conhecimentos, vivências, dicas ecológicas, conversas sobre consumo consciente e exercícios de aquecimento.
Todo o lixo será separado devidamente para reciclagem e as pontas de cigarro recolhidas entregues no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 23, juntando-se às milhares reunidas pelo país, e onde se formará a Maior Montanha de Beatas em mais um esforço de sensibilização pelas mãos de Andreas Noe – The Trash Traveller.
Sendo uma das premissas das Caminhadas Plogging a envolvência e dinamização da comunidade, a Associação do Carvalhal (CSCD Recreativo Carvalhal) junta-se nesta edição à organização do evento.
«Na nossa associação valorizamos o sentido de comunidade e damos uma grande importância à sustentabilidade. Sabemos que enfrentamos um desafio de escala global e que todas as ações contam na construção de um planeta mais limpo e de um futuro mais verde. Iniciativas como estas vão tendo cada vez mais apoio e têm finalmente ganho a importância que lhes é devida. Assim contamos com o apoio de toda a comunidade para nos ajudar nesta caminhada pelo ambiente», explica o Presidente da coletividade, Luís Santos.
A caminhada tem início pelas 9h15. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas em mas necessárias para beneficiar de seguro AP, do lanche saudável, águas e kit de boas vindas com oferta das entidades parceiras.
A 4ª Caminhada Tondela Plogging é uma organização SuRuRu, em conjunto com a Associação do Carvalhal, e conta com o apoio do Município de Tondela, Sociedade Ponto Verde, Grupo Tondela Plogging, Dream Ink, Barbearia O Bigodes e Lago de Ideias.
No concelho de Tondela mais quatro organizadores locais se uniram a este propósito de consciencialização e bons exemplos: a ADRC de Parada de Gonta – com caminhada a 16 de Abril, a Vários – Cooperativa de Solidariedade Social – com recolha de beatas a 18 de Abril, a Junta de Freguesia do Guardão – com caminhada a 19 de Abril e a Junta de Freguesia de Tonda – com caminhada a 23 de Abril.
Todas as beatas recolhidas nestas ações serão também transportadas via SuRuRu até Lisboa e farão parte de todas as ações futuras de Andreas Noe, numa conjugação de esforços necessária e urgente. O Planeta agradece!
Para a primeira edição do ano destas caminhadas com recolha de lixo, a Organização une-se a duas outras ações de voluntariado desenvolvidas a nível nacional: o Plogging Challenge Portugal (que na sua 3ª edição contará com mais de 150 ações de limpeza espalhadas pelo continente e ilhas e centenas de participantes) e a Maior Recolha de Beatas do Mundo organizada pelo The Trash Traveller, numa união de
esforços para mostrar a urgência na preservação do meio ambiente.
Para Susana Pereira, da Associação SuRuRu, «ambos os eventos refletem todas as preocupações e objetivos que aspiramos transmitir através destas atividades outdoor que iniciámos em 2022, pelo que não poderíamos deixar de estar presentes, apoiando e promovendo as boas práticas ambientais que fomentamos também na nossa atividade comercial. Tudo faz sentido para uma maior consciência ecológica, uma vida mais saudável e próxima da natureza que nos faz tão bem e que é imperioso preservar».
«O nosso lema é que o exemplo é sempre a melhor forma de consciencialização e contamos com uma forte adesão da comunidade no próximo dia 22 como tem sido habitual nas anteriores caminhadas», acrescentam.