Tondela: Equipas móveis do BUPi vão estar em quatro freguesias no mês de abril

30/03/2023 18:03

As equipas móveis do Balcão Único do Prédio (BUPi) vão estar no próximo mês de abril em mais quatro freguesias do concelho de Tondela.

Entre os dias 3 e 14 de abril, os técnicos estarão a identificar e localizar terrenos na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e em Canas de Santa Maria. Já de 17 a 28 de abril vão estar na União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e em Lajeosa do Dão.

De 1 a 12 de maio uma equipa estará em Ferreirós do Dão e a outra, entre os dias 1 e 5 de maio, em Dardavaz e, de 8 a 12, em Tonda.

Seguem-se de 15 a 19 de maio a União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e Campo de Besteiros e de 22 a 26 de abril o Guardão e a União de Freguesias de Caparrosa e Silvares.

As equipas móveis e o Balcão Municipal estarão disponíveis até 30 de junho para efetuar a identificação das parcelas a título gratuito.

Até à data, no concelho de Tondela já foram identificados 26.250 terrenos rústicos, o que representa apenas cerca de 22% do total de matrizes registadas em todo o território.

A Autarquia considera que «apesar das inúmeras iniciativas de promoção e divulgação, a adesão ao projeto ainda está aquém das expectativas».

«Continuam a existir proprietários a pensar que por terem os terrenos registados não necessitam de fazer o BUPi. Esta é uma ideia errada, porque se a identificação não for feita os seus donos ficam impedidos de realizar qualquer transação seja venda, doação ou partilhas dos seus terrenos», esclarece o Município Tondelense.

Para facilitar a identificação e localização dos terrenos, e garantir um maior rigor ao processo, foi desenvolvida e disponibilizada a nível nacional uma aplicação para telemóvel (BUPi App) que os proprietários, por si próprios ou com a ajuda dos familiares mais jovens, poderão utilizar de forma gratuita para efetuar o levantamento dos seus terrenos, encaminhando à posteriori os dados obtidos para os técnicos concretizarem os processos de identificação na plataforma.

No sentido de ajudar os habitantes do concelho no registo das suas propriedades, o município dispõe também de um balcão onde as pessoas podem dirigir-se para identificar as suas parcelas. As diversas freguesias do concelho estão igualmente a ser percorridas por duas equipas móveis que vão ao encontro dos cidadãos para os apoiar neste processo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *