Tondela: Barreiro de Besteiros recebe nova plantação de carvalhos no arranque da primavera

21/03/2023 17:14

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Árvore, 21 de março, foram plantados dezenas de carvalhos na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, numa iniciativa da Associação de Municípios do Planalto Beirão (AMRPB), em parceria com a Junta local, à qual se associou também a Câmara de Tondela. 

A ação contou com a participação de quatro dezenas de crianças, que frequentam os jardins de infância e a escola do primeiro ciclo da freguesia. Os mais novos plantaram 80 carvalhos nacionais, num terreno cedido pela União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, e contaram com a ajuda de sapadores florestais, bombeiros, elementos e diretores do Planalto Beirão e autarcas, entre eles a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges. 

«Este momento tem um significado muito especial para o nosso concelho, também para o executivo da Câmara Municipal de Tondela, AMRPB e para a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo. Marcamos este Dia da Árvore, com um momento muito importante, uma plantação de 80 árvores», referiu a autarca, salientando que esta iniciativa serve não só «para marcar o início da primavera» como dar «um sinal de esperança para o futuro». A autarca, e vogal no Conselho de Administração do Planalto Beirão, disse ainda que a participação das crianças neste tipo de atividade é para manter no futuro, dada a necessidade de sensibilizar e preparar os mais pequenos «ara os desafios que aí vêm». 

A plantação, realizada esta terça-feira, aconteceu no âmbito da ação ambiental da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão – “Plante uma árvore com o Planalto Beirão”. Desde o dia 1 de fevereiro, a AMRPB já entregou cerca de cinco mil árvores a habitantes dos 19 municípios da região. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *