O atendimento descentralizado do Balcão Único do Prédio (BUPi) de Tondela vai ser retomado, neste mês de outubro, aproximando este serviço dos cidadãos que residem nas diferentes freguesias do concelho.
A equipa móvel afeta ao projeto vai estar na próxima semana, de 14 a 18 de outubro, na Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão, a ajudar os proprietários dos terrenos rústicos por identificar no seu registo e georreferenciação.
De 21 a 25 de outubro um técnico estará na sede da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho.
Entre os dias 4 e 8 de novembro o atendimento descentralizado será realizado na Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros.
Já de 11 a 15 de novembro o BUPi “estacionará” no Espaço Multiusos de Barreiro de Besteiros.
Além do atendimento nas freguesias, continua em funcionamento em Tondela, no Espaço do Cidadão, localizado no edifício em frente à Câmara Municipal, o balcão fixo do BUPi.
Qualquer cidadão pode recorrer a este serviço, que é simples e gratuito, sendo recomendável efetuar uma marcação prévia. Os pedidos de marcação ou esclarecimentos devem ser efetuados através dos contactos 967 130 986 (balcão fixo), 967 131 041 e 967 130 942 (equipa móvel) ou do endereço de correio eletrónico bupi@cm-tondela.pt .
Os proprietários podem ainda recorrer à aplicação móvel do BUPi, onde, além de outras funcionalidades, podem marcar os limites dos seus terrenos rústicos e mistos.
Desde que este projeto está no terreno (21 de junho de 2021), já foram georreferenciadas no concelho cerca de 39 mil matrizes. Tondela é o segundo concelho da região Viseu Dão Lafões com mais processos concluídos.
Quais os documentos necessários para localizar os terrenos?
– Cartão de cidadão e a caderneta predial. Em alternativa poderá ser apresentada a senha de acesso ao portal das Finanças, consultando a caderneta predial atualizada
– Deverá saber identificar a sua propriedade no mapa, ou trazer o levantamento dos limites do seu terreno obtido através da aplicação BUPi ou GPS
– Se a propriedade está em nome de herança, o BUPi poderá ser efetuado por qualquer um dos herdeiros, devendo ser apresentada uma das seguintes
informações:
NIF da herança (em regra consta da caderneta), ou participação imposto de selo, ou habilitação de herdeiros