Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Tondela vai celebrar o Dia Nacional do Peregrino. A data vai ser assinalada no próximo domingo, dia 13 de outubro, com uma tertúlia.
A iniciativa está agendada para as 16h30, no Auditório do Museu Municipal Terras de Besteiros e pretende proporcionar um momento de partilha e reflexão entre peregrinos ou quem se interesse por este tema.
“Ser Peregrino: Uma Experiência para a Vida” é o tema que a abordar nesta tertúlia que terá como convidado o escritor e peregrino Luís Ferreira.
As celebrações do Dia Nacional do Peregrino em Tondela são promovidas pelo município, com o apoio da Associação de Peregrinos de Nandufe.
A data foi instituída pela Assembleia da República em 2014.
O concelho tondelense é um ponto de passagem quer dos peregrinos a caminho de Fátima, quer de Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha.
Tondela é atravessado por dois caminhos de Santiago. Um deles liga o Caramulo e o Vouga, entroncando depois no Caminho Central Português, já o outro faz a ligação entre Coimbra e Viseu, percorrendo em grande parte a Ecopista do Dão. Na freguesia de Santiago de Besteiros os peregrinos têm à disposição um albergue para os acolher.