Tenente-coronel Adriano Resende é o novo Comandante do Comando  Territorial de Viseu

24/01/2024 09:37

A cerimónia de tomada de posse, do novo Comandante do Comando Territorial de Viseu, Tenente-coronel Adriano Rodrigues Fernandes Resende, aconteceu esta terça-feira, 23 de janeiro, pelas 12h00. A presidir o ato esteve o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Veloso, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando da Unidade. Recorde-se que o Coronel Vítor Jorge Mendes Assunção tinha, a 21 de janeiro, cessado funções de Comandante do Comando Territorial da GNR em Viseu, assumindo novas funções em organismo externo.

O tenente-coronel Adriano Rodrigues Fernandes Resende é natural do concelho Cinfães e tem 45 anos. É licenciado em ciências militares, na especialidade de segurança, pela Academia Militar e Mestre em gestão de emergência e socorro, pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração. Tem três pós-graduações, nomeadamente em Proteção de Menores pela Universidade Coimbra, em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa e em Ciências Militares e Policiais, pelo Instituto de Estudos Superiores Militares.

Ingressou no quadro permanente da guarda nacional republicana em 1996, tendo desempenhado diversas funções de comando e estado-maior ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:

  • 2.º Comandante Territorial de Viseu;
  • Chefe das Secção de Operações, Treino e Relações Públicas, no Comando Territorial de Viseu;
  • Chefe das Secções de Informação e Investigação Criminal e de Proteção da Natureza e do Ambiente, no Comando Territorial de Bragança;
  • Chefe da Secção de Informação e Investigação Criminal e da Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente do Comando Territorial de Viseu;
  • Chefe das Secção de Recursos Logísticos e Financeiros, no Comando Territorial de Viseu;
  • Chefe da Repartição de Transportes, no Comando da Administração de Recursos Internos da GNR;
  • Comandante dos Destacamentos Territoriais de Moimenta da Beira e de Mangualde;
  • Comandante dos Destacamentos Fiscais de Pedrouços, Peniche e Setúbal;
  • Oficial instrutor na Escola da Guarda.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

O Comando Territorial de Viseu é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 4 879,30 km2 e a responsabilidade da segurança de 325.1645 habitantes. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e cinco Destacamentos Territoriais, designadamente: Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Santa Comba Dão e Viseu, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 30.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *