Em 2025, o Teatro Viriato junta-se à Culturgest (Lisboa) e ao Theatro Circo (Braga) no projeto “Três Tempos”, um projeto na área da música para jovens, cuja primeira edição tem como convidada a artista e música Capicua que irá partilhar com os participantes os seus processos de escrita e composição musical.
Em cada cidade, o projeto será liderado por um músico com ligação à cidade. Em Viseu, o projeto conta com a orientação de Gonçalo Alegre. O “Três Tempos” surge com o propósito de criar uma experiência de criação colaborativa com um grupo de jovens dos 15 aos 18 anos. Com esta ação pretende-se criar uma plataforma para a expressão artística e o diálogo, destacando a importância da música como catalisadora de ligações significativas e transformadoras. O processo criativo incluirá encontros semanais com o mediador local — entre janeiro e abril de 2025, culminando numa apresentação final no Teatro Viriato e numa apresentação conjunta em Braga.
Como forma de apresentar o projeto, os detalhes de todo o processo e promover um primeiro encontro de trabalho com Capicua e Gonçalo Alegre, o Teatro Viriato organiza no dia 11 de dezembro, às 18h00, uma masterclass. A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir do formulário de inscrição.
Foto // Pedro Geraldes