A programação da ACERT regressa, depois da pausa para férias, apresentando propostas variadas para o mês de setembro. As celebrações dos 50 anos do 25 de Abril irão continuar, neste início de temporada, com apresentações de teatro, música e dança, para sonhar e refletir.
O mês de setembro arranca com o espetáculo de dança “Presente 2023/24”, no dia 7, sábado, às 21h30. A peça, criada por Joana Providência e Daniela Cruz para a Presente Companhia de Dança Jovem, em coprodução com o Novo Ciclo ACERT, baseia-se no documentário “O Tempo e o Modo” de Graça Castanheira sobre Eduardo Galeano. A criação utiliza a fisicalidade para explorar a ideia de um Corpo Festa, livre de restrições religiosas e científicas, transformando esses temas em matéria coreográfica.
No dia 14 de setembro, sábado, às 11h00, é a vez do teatro para famílias com “Cubo”, da companhia espanhola Elefante Elegante. O espetáculo apresenta uma narrativa visualmente cativante e que explora o tema da amizade e a superação das barreiras de género num ambiente de igualdade.
No sábado seguinte, dia 21, às 21h40, “A Companhia dos Lobos”, uma produção da Escola de Mulheres, subirá ao palco. Baseada no texto de Angela Carter com o mesmo nome, a peça explora temas de feminismo e a complexa relação entre a natureza humana e animal, desafiando normas sociais e celebrando a emancipação das mulheres.
Nos dias 27 e 28 de setembro, sexta-feira e sábado, a companhia Gambozinos e Peobardardos traz um desafio para todos os que gostam de começar o dia da melhor maneira, com a estreia de “Aurora”. Este é um espetáculo-caminhada ao ar livre que começa de madrugada e termina com o nascer do sol, fazendo um percurso que é também tributo à Revolução de Abril. O ponto de encontro é a entrada do Novo Ciclo ACERT, às 6h00, e o espetáculo tem uma lotação limitada a 35 pessoas, sendo recomendada a marcação antecipada de lugar.
No dia 28, sábado, às 18h00, inaugura a exposição “Fornada”. Uma mostra dos processos, das pessoas, das atividades e dos artistas que colaboraram no desenvolvimento e aplicação do projeto educativo Olaria Lab. Laboratório de Cerâmica, que decorre desde 2019 na olaria da Casa do Barro, no Fundão. A exposição inclui pastas diferentes e cozeduras distintas de uma impressora 3D de pasta cerâmica desenvolvida especialmente para o projeto.
O mês de setembro termina com música. No dia 28, às 21h45, a ACERT recebe Carlos Peninha Quinteto + Quarteto de Cordas com o concerto “Tudo Começa Agora”, o seu álbum mais recente. Este espetáculo é uma profunda reflexão sobre a resiliência humana face à pandemia e os desafios ambientais, combinando improvisação e uma fusão de música do mundo e contemporânea.
Para mais informações sobre a programação e aquisição de bilhetes, visite o site da ACERT ou a bilheteira física.