Um ano depois da abertura do Caminho dos Monges ao público, o município de Tarouca volta a organizar, no próximo domingo, 7 de abril, uma “jornada única onde será guiado pelos passos milenares dos monges, mergulhando num universo de experiências inesquecíveis.”
O convite foi deixado no sítio da autarquia e nas redes sociais: “Em cada passo respiraremos a aura enigmática deste caminho secular, absorvendo a riqueza cultural e histórica que permeia o percurso de aproximadamente 21km. Onde monges meditavam, agora caminharemos, contemplando a grandiosidade de templos antigos, testemunhas de eras passadas, onde a natureza nos envolve na serenidade dos seus cenários e a gastronomia se assume como uma celebração dos sabores locais.”
As inscrições são obrigatórias, têm um custo de 5 euros, e deverão ser feitas em https://stopandgo.net/events/caminho-dos-monges-2024/
A caminhada inicia-se em São João de Tarouca, pelas 9h, sendo disponibilizado um transfer inicial desde o Parque Ribeirinho de Tarouca até São João de Tarouca, pelas 08h30.
A primeira parte desta caminhada será de 12 km, terminando em Ucanha pelas 12h30, onde haverá um almoço / merenda de reforço (sandes, água e fruta). Neste ponto será disponibilizado transfer de regresso até ao Parque Ribeirinho de Tarouca / São João de Tarouca, para todos aqueles que não pretenderem continuar a caminhada até Vila Pouca – Salzedas.
A segunda parte da caminhada iniciará pelas 13h30 e, no final, será disponibilizado o transfer de regresso até ao Parque Ribeirinho de Tarouca / São João de Tarouca.
Os transferes e lanche/ merenda de reforço apenas serão disponibilizados para aqueles que se inscreverem na caminhada, aos quais será atribuída uma pulseira.