O Auditório Municipal Adácio Pestana recebeu, no passado dia 19 de março, um concerto solidário pelas vítimas dos sismos de fevereiro que assolaram a Síria e a Turquia.
Em comunicado, a autarquia salientou: «Há em Tarouca uma massa humana que sabe que a vida é feita de reciprocidade, e que é o conjunto de todos os pequenos gestos que fazem a grande diferença no mundo.(…) Um conjunto de pessoas predispuseram-se a transformar o seu domingo, dia do pai, num dia de amor, dando voz a este concerto que emocionou uma plateia que também quis colaborar com esta causa.»
Em palco, juntamente com o autarca Valdemar Pereira, principal impulsionador da iniciativa e protagonista do espetáculo, estiveram populares, funcionários camarários, elementos do Coro Infantil do Centro Escolar e da Academia de Música.
O sudeste da Síria e o norte da Turquia foram devastados, no passado dia 6 de fevereiro, por um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, ao qual se seguiram vária réplicas. Mais de 50 mil pessoas perderam a vida e são milhares as que, mantendo-se vivas, perderam a vida tal como a conheciam, nomeadamente as crianças.
A Câmara Municipal de Tarouca e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tarouca procuraram, assim, ajudar as vítimas dos sismos, conseguindo, com a realização deste concerto, angariar 1 015€ em donativos, que serão agora entregues à UNICEF. O montante será destinado a auxiliar o acesso a água potável e saneamento, material médico, proteção infantil, nutrição, abrigos (tendas) e agasalhos.