Com um investimento de cerca de meio milhão de euros, estão a decorrer no concelho trabalhos fundamentais de prevenção florestal, com o intuito de reforçar a resiliência do território face aos incêndios e outros riscos naturais. A intervenção inclui corte de matos, desbaste e desrama, bem como a instalação de mosaicos de gestão de combustível em áreas estratégicas.
«A floresta é um dos mais importantes recursos da nossa região. A sua proteção só é possível com investimentos estratégicos, que o Município de Tarouca tem vindo a efetuar anualmente. Só assim garantimos uma prevenção eficaz para a época de fogos florestais e, ao mesmo tempo, uma estratégia eficiente no seu combate», afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião de Melo.
Em visita da acompanhamento, o governante sublinhou a importância desta ação contínua, afirmando que «mais do que limpar terrenos, estamos a proteger pessoas, bens e a biodiversidade. É uma aposta na segurança das populações e na preservação do nosso património natural».
Atualmente, avançam operações de limpeza de mosaicos e movimentação de terras, estando já iniciada a plantação prevista no projeto. Esta intervenção insere-se numa estratégia municipal abrangente de gestão florestal e resulta de uma candidatura aprovada ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), no âmbito da Medida 8.1.3 – Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos.