São oito os estudantes de medicina que, durante este fim de semana, estarão por Tabuaço a dinamizar uma série de acções por toda a comunidade. A iniciativa é da Câmara Municipal e conta com o apoio de várias entidades, nomeadamente, Agrupamento de Escolas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, e ainda a colaboração dos Lares de Barcos e Sendim.
O Med On Tour é um projecto promotor de saúde e intervenção levado a cabo pela ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina – que, por todo o país, desenvolve a promoção intensiva de saúde intervindo junto da população local. Escolas, lares e visitas porta-a-porta fazem parte do itinerário destes jovens que, nos próximos três dias, estarão também acompanhados pela enfermeira do município.
Se nas escolas o foco passa pela saúde sexual e reprodutiva, abrangendo ainda temas como a salvaguarda de direitos fundamentais, em lares e junto da comunidade mais idosa, ou em situação de isolamento social, estes futuros médicos promovem rastreios cardiovasculares e à hipertensão arterial, obesidade, diabetes, entre outros.
O presidente e a vice-presidente da Câmara rececionaram a equipa, destacando que «receber a Med On Tour é uma iniciativa de valorização da saúde com o objectivo de reforçar os hábitos de vida saudável e, de alguma forma, consciencializar toda a comunidade para a importância de comportamentos responsáveis a bem da saúde de todos».