Surto em Lar de Aguiar da Beira com 54 pessoas infetadas. Autarquia reforça apelo à serenidade

04/12/2020 19:22

Há um surto de COVID-19 no Lar de Idosos Partilhar Amizade, em Aguiar da Beira. De momento, existem 54 infetados, sendo 44 utentes e 10 funcionários, num universo de 90 idosos e colaboradores.

A situação foi descoberta ao início da semana, depois de alguns utentes apresentarem sintomas. O surto levou a autarquia de Aguiar da Beira a emitir um comunicado à população:

“Informamos que, foi detetado um surto causado pelo vírus SARS-COV2 numa instituição do concelho. Este surto afeta diversos utentes e funcionários que, por enquanto, se encontram na sua maioria sem sintomas. Seguindo as diretivas da DGS, todos os utentes e colaboradores foram testados e os casos positivos detetados foram isolados em alas específicas, não estando assim em contacto com os utentes que testaram negativo. Do mesmo modo, todos os funcionários que testaram positivo se encontram em isolamento”, adiantam.

A evolução do surto tem sido acompanhada de perto pelas Autoridades Competentes, e a autarquia assegura que “tem havido um esforço da parte de todos para se compreender as cadeias de transmissão de trabalhar para a quebra das mesmas”.

Para salvaguardar a boa manutenção das rotinas e cuidados prestados aos utentes, encontra-se a atual uma Brigada de Intervenção Rápida na Instituição, e foi efetuada a desinfeção do espaço, por uma unidade da GNR, em colaboração com Bombeiros e Proteção Civil”, acrescentou o município.

No relatório epidemiológico divulgado esta sexta-feira, o concelho de Aguiar da Beira regista um total de 100 casos acumulados, dos quais 56 estão ativos e 44 estão recuperados.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *