O Teatro Viriato e a Dançando com a Diferença organizam, entre 13 a 17 de março, o 6.º ENCLUDANÇA – Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade.
Um evento que se focará nos temas da profissionalização e sexualidade, e que contará com a presença de associações de apoio a pessoas com deficiência, associações culturais, profissionais da área cultural e pessoas de todos os quadrantes da sociedade, que terão a oportunidade de participar em formações e conferências com oradores nacionais e internacionais que têm desenvolvido um trabalho importante nestas áreas em questão.
Para Henrique Amoedo, diretor artístico do Teatro Viriato, «a profissionalização e a sexualidade são temas basilares na conquista de uma vida plena para qualquer pessoa» e que, por isso, «abordar estes temas é refletir sobre a dignidade humana».
No dia 14, Mário Pereira, da ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, de Oliveira de Frades irá ser o orador na conferência “O Trabalho como pertença e participação”. Uma apresentação que contará também com a participação especial da AVISPT21 – Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21. Flávia Cintra, Jornalista e Consultora de Desenvolvimento Inclusivo, conduzirá a conferência “Autonomia e Afetos”, na qual irá também participar a Dançando com a Diferença – Viseu e a Associação Pais 21 – Down PortugaL.
De acordo com Henrique Amoedo, os convidados em questão «trarão abordagens muito atuais». Sendo que um dos objetivos destas conferências passa também por «ouvir as dúvidas e anseios de pessoas com deficiência acerca dos temas».
Para além destes temas centrais, a 6.ª edição do ENCLUDANÇA prevê ainda, de 13 a 16, a realização de aulas de dança em diferentes instituições de Viseu, orientadas por Milton Branco, da Dançando com a Diferença (Madeira) e, no dia 17 de março, uma formação com Marcela Benvegnu, da Associação Pró-Dança (São Paulo Companhia de Dança e São Paulo Escola de Dança), centrada na Comunicação nas Artes Performativas.
A organização acredita que este é um «evento que estimula a proximidade entre os participantes, conferencistas e formadores». «Esperamos que tal proximidade seja capaz de gerar um ambiente de aprendizagem e troca de informações agradável e ao mesmo tempo profundo, nas temáticas abordadas e formas de observá-las», afirma o diretor artístico do Teatro Viriato.
As conferências são de entrada gratuita, mediante reserva de bilhete na bilheteira do Teatro Viriato ou através de bilheteira@teatroviriato.com ou 927 412 671 (rede móvel nacional).
No site do Teatro Viriato é possível encontrar a programação detalhada.
Foto // Encludança © Carlos Fernandes