Sernancelhe: Freixinho com novo “Espaço Memória – Gentes e Tradições”

15/01/2024 15:58

A aldeia ribeirinha de Freixinho inaugurou, na tarde de domingo, 14 de janeiro, o Espaço Memória – Gentes e Tradições. Nuno Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, foi convidado para presidir ao momento. 

A requalificação do edifício da antiga escola primária teve o custo de 87 mil euros, apoiados pelo PDR 2020 e União Europeia, tendo cabido ao município de Sernancelhe a comparticipação de 20 mil euros. Freixinho passa a dispor de um espaço interpretativo, um local de encontro, de convívio e de preservação da cultura e do património.

O objetivo do Espaço Memória – Gentes e Tradições é preservar e divulgar a Identidade da freguesia de Freixinho. Com os testemunhos das gentes daquela localidade, com o seu saber e com as memórias que guardam de antigamente, pretende-se que, neste espaço, as novas gerações conheçam os seus antepassados, as tradições e a história da terra. No fundo, o Espaço Memória visa a preservação dos elementos patrimoniais de Freixinho, como a zona de lazer, a marginal do Rio Távora, o Convento, as cavacas, o forno comunitário, as vindimas, a vareja, a apanha da maçã e frutos vermelhos, entre outros elementos que explicam a freguesia. O Espaço Memória será, também, uma mostra do património paisagístico e ambiental, da gastronomia e de todas as marcas que tornam Freixinho diferente.

Fonte/fotos: Terra da Castanha Sernancelhe 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *