Seis Concelhos do Distrito de Viseu sob risco muito elevado de incêndio

30/06/2020 11:03

Os concelhos de Mangualde, Penedono, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Vila Nova de Paiva, estão esta terça-feira, 30 de junho, sob risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Lamego, Moimenta da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Vouzela e Viseu estão sob risco elevado, os restantes concelhos apresentam risco moderado.

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Penamacor, (Castelo Branco), Guarda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo (Bragança).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Segundo o IPMA, pelo menos até sábado vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no litoral a partir do final da tarde.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, que podem ser ocasionalmente acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, sendo por vezes forte de noroeste na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará fraco a moderado de norte/nordeste, rodando gradualmente para noroeste a partir do final da manhã e sendo por vezes forte no centro a partir do final da tarde.

Está também prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral centro e pequena subida de temperatura no interior.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante oeste, por vezes forte de noroeste, na faixa costeira ocidental durante a tarde e nas terras altas a partir do meio da tarde, temporariamente com rajadas até 65 quilómetros por hora.

As temperaturas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Coimbra) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 37 (em Évora).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *